Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sábado, 9 de julho de 2022

Textos em julho 09

 * Victor Nogueira

2022 07 09 - Dizem muitos eleitores socialistas que  que o PCP está ultrapassado, não é um partido moderno, antes vive com ideias e defende causas sem futuro. Paralelamente muitos dirigentes socialistas fazem cerrada guerra ao PCP, enquanto caminham de manitas dadas com o PSD, outro com rótulo para papalvos, fundado apressaamente no post 25 de Abril pela chamada ala liberal da Assembleia Nacional fascistas de Marcelo e Thomaz.

Modernaço, modernaço, arejado, desde Soares a Costa, é o PS, dito socialista para os alimentados com papas, bolos e sopas de vichyssoise,. 

Com a maioria absoluta, livre dos empecilhos á esquerda (extrema esquerda, dizem para o pagode, que são o PCP, Bloco e Verdes), assumem com a maioria absoluta a sua verdadeira matriz - a do súcialismo em liberdade, a liberdade plena do Kapital acima do Trabalho.

Como diziam o Estatuto do Trabalho Nacional e a Constituição de 1933, os Interesses do Capital e a sua justa remuneração prevalecem sobre os interesses e os direitos dos trabalhadores.

~~~~~~~~~~

Reflexões sobre a atual cacofonia em torno da guerra na Ucrânia – I ~ (Júlio Marques Mota, 08/07/2022)

2022 07 09 - Mais um texto longo, com muitos caracteres, que se não compadece com a cóltura do fast write, read and discard estribada nos (dis)likes como os do inFaceLocked, a cóltura enciclopédica e algorítmica do cola com cuspe & the show must go on.

2022 07 09 - Marcelo, Sá Carneiro, Balsemão & Cavaco, Sá Carneiro, Balsemão, Barroso, João Jardim, Albuquerque, Passos Coelho & Montenegro, Soares, Constâncio, Guterres, Sócrates & Costa, sempre, sempre, irmanados na mesma luta: «Das Kapital, über alles"», com mais ou menos papas e bolos com sopas de  vichyssoise.

2016 07 09 - foto victor nogueira - Santuário de N. Sra da Nazaré em 1997.10.31  -  A Nazaré é  composta de 3 localidades: no promontório a sul situa-se a antiga vila da Pederneira, dos Coutos de Alcobaça, que foi importante estaleiro naval e porto de mar (onde desaguava o Rio Alcobaça), hoje assoreado, No promontório a norte o Sítio, onde se encontram a Ermida  da Memória (do milagre que teria salvo da morte D. Fuas Roupinho) e o Santuário bem como o antigo Paço Real e as hospedarias para os peregrinos. Entre ambos os promontórios a enseada e a Praia dos pescadores e dos veraneantes.

O Santuário foi outrora muito concorrido mas no século XX a "Fé" e os peregrinos transferiram-se para o Santuário de  N. Senhora de Fátima.

2016 07 09 - 2016 07 09 Ao serviço de quê(m) nos bancos da escola estaria já este puro e duro 'revolucionário', glorioso 'educador da classe operária' e putativo 'reorganizador' do 'partido' do proletariado ?

2013 07 09 - ANJOS OU DEMÓNIOS OU VICE VERSA ?

1 - Bruno Bobone (Presidente da Associação Comercial de Lisboa): “Estes senhores têm que acabar, têm que desaparecer, têm que acabar com eles” (a propósito dos estivadores em greve, exigindo BB do Governo a flexibilização total do mercado de trabalho)

2. - João Ribeiro, o porta-voz nacional do PS e candidato à CM Setúbal "Sei bem que a situação nacional nos concentra num combate à direita ultra-liberal que nos governa. Mas eu quero ser franco convosco: o combate ao PCP é tão ou mais importante do que este combate à direita."

QUALQUER SEMELHANÇA SERÁ PURA COINCIDÊNCIA ?  Com o devido respeito e como cidadão  perguunto: Quem publicita e apoia a candidatura de João Ribeiro, porta-voz nacional do PS, quer derrotar a política da troika, cujo memorando foi assinado pelo ps-psd-cds e ao mesmo tempo eliminar os grevistas (hoje os estivadores, amanhã os professores, a seguir todos)? Quem luta contra a política neo-liberal considera o PCP o inimigo - a combater em primeiro lugar ? E depois que(m) será a seguir ? Porque motivo o combate ao PCP é tão ou MAIS IMPORTANTE  que o combate à direita que nos governa (seja ou não ultraa-liberal) ?

2011 07 09 - Vivam. Tenho visto as vossas partilhas na minha página mas como merecem mais que um "like" ... Eu explico: Sobrando-me tempo ele torna-se-me  paradoxalmente escasso. Porquê ? Tendo desde há semanas dois artigos para escrever cada um com dois mil caracteres com espaços incluindo hiperligações,, a verdade é que a vontade - dada a temática - não é muita. De modo que vou vendo em diagonal o inFaceLock, vou lendo os jornais, vou às compras, como e durmo, partilho umas notas ou fotos de capa e vou reiniciando a escrita dos malfadados artigos. 

Portanto não me esqueci de quem tido a gentileza de se lembrar de mim e prometo que em breve passeandarei pelas vossas partilhas, passadas e futuras.  Não desistam que eu não me esqueço de vós.

Beijos às moças e abraços aos moços

deste que se assina

Victor Manuel  

GRAVURA - O relógio voador, de Susanne Philippson  in http://mymodernmet.com/fly-away-butterfly-clock/



Sem comentários: