Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 12 de julho de 2022

Textos em julhon 12

* Victor Nogueira

2013 07 12 - Cidadãos manifestam-se na AR contra as propostas do psd-cds para a "refundação do Estdo" e são equiparados a carrascos e "aterrorizadores"

Em resposta afirmou Assunção Esteves "Não fomos eleitos para ter medo, para ser coagidos. Não fomos eleitos para não ser respeitados. Provavelmente vamos ter de considerar as regras de acesso as galerias", , que acabou aplaudida pelas bancadas da maioria [PSD/CDS].  

PS, PCP, BE e Verdes não se manifestaram.

"Como dizia Simone de Beauvoir, não podemos permitir que os nossos carrascos nos criem maus costumes", resumiu a presidente da Assembleia da República.


2013 07 12 Subsídios para o TRATADO DA EQUIDSTÂNCIA  - dos jornais

* 2011
- "Se há este Orçamento do Estado [2011] é porque há este Governo e se há este Governo é porque o Bloco de Esquerda e o PCP se aliaram à direita mais liberal de sempre para derrubar um Governo de esquerda" [o de José Sócrates], dizem os socialistas (João Ribeiro, porta voz nacional do PS)

* 2012 
* O deputado socialista Francisco Assis considerou hoje que o PS deverá abster-se face às moções de censura do PCP e Bloco de Esquerda, defendendo que os socialistas estão equidistantes da "direita neoliberal" e da "extrema-esquerda neomarxista". "A abstenção significa que o PS nem está com a política do Governo, nem está com a extrema-esquerda. O PS está tão longe da agenda neoliberal do Governo, como está igualmente longe de uma agenda neomarxista de uma extrema-esquerda completamente desligada da realidade" [i.e. do PCP e do Bloco], 
*  Seguro acusara o PCP de "andar de mão dada com a direita" [isto é, com o psd-cds]

* 2013
* O projecto de resolução do BE, que propunha a renegociação da dívida e o rasgar do memorando, foi chumbado pela maioria e pelo PS. Apenas 4 [dos 74} deputados do PS votaram ao lado do BE, PCP e PEV.   Quanto à “denúncia” do memorando de entendimento,  foi rejeitada pela maioria psd-cds e pelo PS

* Cavaco veta acordo PSD/CDS para a refundação do Governo mas “Record(a) que o actual Governo se encontra na plenitude das suas funções”, Presidente pede "compromisso de salvação nacional" entre PSD, CDS e PS "(O) País necessita urgentemente de um acordo de médio prazo entre os partidos que subscreveram o Memorando de Entendimento com a União Europeia e com o Fundo Monetário Internacional, PSD, PS e CDS."

* Francisco Assis apela ao elevado sentido de responsabilidade do partido. PS disponível para o diálogo mas não para apoiar qualquer governo sem eleições.

* Sobre a união das "esquerdas" - João Ribeiro, o porta-voz nacional do PS  "Sei bem que a situação nacional nos concentra num combate à direita ultra-liberal que nos governa. Mas eu quero ser franco convosco: o combate ao PCP é tão ou mais importante do que este combate à direita."

~~~~~~~~~~

2013 07 12 - O meu sorriso e a minha simpatia são cada vez mais uma máscara que se me  colou à pele e por detrás dela está apenas a areia do deserto e um campo de flores esmaecidas !


Sem comentários: