Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 19 de julho de 2022

Textos em julho 19

 * Victor Nogueira


2022 07 19 - O Governo do PS/Costa, tal como os Governos do PS/Sócrates ou do PSD Cavaco ou Pedro & Paulo, com ou sem maioria absoluta, não são flores que se cheirem com agrado, tal como um do PSD/Montenegro acolitado pelo Chega e/ou IL. Mas a anos das Presidenciais e das Legislativas, a minagem do terreno já começou, com as pseudo sondagens ajustadas á agenda da comunicação social tablóide ou dita de referência, não questionando o essencial, esse, que não é posto em causa, de acordo com o Príncipe de Salinas.



2022 07 19Creio que sempre houve livros de culinária. O da minha mãe e de muitas pessoas da sua geração foi o "Livro de Pantagruel", de Berta Rosa Limpo, que ela já idosa me ofereceu, o dela, com uma dedicatória.

Não foi por ele que aprendi a ser um modestíssimo Mestre Cuca, ao contrario do que serão os meus amigos Carlos, a crer no que publicitam no FaceBook, mas sem que alcance o saber e arte da Alexandrina e das minhas tias Lili, Teresa ou Isabel, ou das que foram minhas companheiras, a Celeste e a Fátima.

Por vezes via os programas televisivos de culinária de Maria de Lurdes Modesto, nos tempos da outra senhora, em que eu só sabia fazer omeletes, estrelar ovos ou cozinhar ervilhas com ovos escalfados e chouriço ou pescada com batatas, feijão verde e ovo cozido, regados com azeite.

Após o meu divórcio nos idos de 1986 aprendi a cozinhar o trivial e tinha sempre amigos e amigas, colegas ou não no Planeamento Urbanístico, ou amigos do Rui Pedro, com quem, nesta casa da Lanchoa onde habito, partilhava as refeições. Nesse tempo a culinária, embora modesta, era para mim um prazer, porque compartilhada. Hoje é apenas um frete, um despachar para alimentar a máquina que sou, só, apenas perante mim mesmo e a companhia dos meus botões!

Procurei transmitir ao Rui e á Susana os meus parcos conhecimentos culinários, após o meu divórcio da Celeste. Esta tê-los-á apenas transmitido á Susana pois, segundo a Mariazinha, o lugar dos homens não era na cozinha.

Em consonância, nos idos de 1959, em Luanda, escrevia á minha mãe, de férias em Portugal com o Zé Luís, reclamando o seu regresso, pois o meu pai era especialista apenas em abrir latas de conservas, sentindo a falta dos seus pitéus. Dessa feita conservo um caderno manuscrito que antes de embarcar a minha mãe deixara ao meu pai, com receitas culinárias simples e conselhos para a gestão da casa e dos empregados domésticos, o criado e a lavadeira, hoje com valor documental sociológico, que também me ofereceu.

Assim, o meu livro de culinária foi mais modesto, não o da Maria de Lurdes, mas uma edição da Livraria Bertrand, que de momento me não apetece pesquisar qual tenha sido.

VER      pingos do mindelo 14.19 - falando com os meus botões

2022 07 19Quem cala nem sempre consente... Por vezes é deliberado, não perder tempo com gente superinteligente, mas obtusa, com palas nos olhos e serradura nos miolos.

 

2017 07 19  A imprensa exacerba e amplifica os preconceitos e as lavagens históricas. 

No Público desde há dias é ´manchete" a história do bom e humano "PIDE que liga pelo Natal ao primeiro homem que viu torturar." 
 
Um outro tipo, candidato do PSD, discursa contra a comunidade cigana e afirma "sentir total solidariedade de Passos Coelho" e em crescendo proclama «“Toda a gente se aproxima de mim para dizer ‘Obrigado, André!’”»., acrescentando« que «segue “triunfante” e sente “força cada vez maior” no “país inteiro”»

Gentil Martins, "conceituado" médico, perora noutro jornal de "reverência", o Expresso, sobre a homossexualidade considerando que «a homossexualidade é uma “anomalia”, perorando também contra a eutanásia, a IVG e a adopção de crianças por casais do mesmo género.  Para ele a homossexualidade pertence ao campo do sadomasoquismo como se este não existisse nas relações ou entre casais heterossexuais.

As caixas de comentários da imprensa on-line, sejam dos jornais ditos de "referência", sejam as dos tablóides, parecem não poucas vezes cloacas de esgoto a céu aberto.

Um cheiro a incenso bafiento impregna os ares, estilo "Tudo Pela Nação, Nada Contra a Nação" ?

imagem - Selo "tudo pela nação nads contra a nação", design de Almada Negreiros

~~~~~~~~~~

2016 07 19 - Noite de lua cheia, de encantamento e magia em caminhos argênteos com benfazejos duendes
🙂



20\13 07 19 - DOS JORNAIS
* Ronda negocial terminou e líderes dos três partidos vão a Belém
* PCP e PEV consideram que PS está a fazer "frete" ao GOVERNO
EM TEMPO E COM RUMO CONTRÁRIO
* PCP e Bloco sublinham "grande convergência" no final de reunião conjunta


2013 07 19 - DOS JORNAIS
* Seguro reage a Passos "com silêncio" para não perturbar o diálogo

* Passos censura a incerteza introduzida por eleições antecipadas em 2014. e perturbam regresso aos mercados.

* Cavaco destaca sinais "muito positivos" das reuniões

* "O partido - PS - vai surgir aos olhos da opinião pública como um partido que deu a mão a um Governo que estava morto", disse Vítor Ramalho. "O PS deixará de ser a referência da oposição ao próprio Governo. Nós temos que ser claros, não podemos estar dos dois lados", acrescentou.

* "Tenho a certeza de que não vai haver acordo entre PS e a direita do Governo, porque isso ia criar uma cisão no PS e só iria beneficiar o PCP". Palavras de Mário Soares, na mesma altura em que o Presidente Cavaco Silva destacou os sinais "muito positivos" que saem das reuniões que decorrem entre PSD, PS e CDS com vista ao compromisso de "salvação nacional".




2013 07 19 - DOS JORNAIS

* Famílias em "modo de sobrevivência" já compram menos pão, azeite e fruta

* Metade dos alunos melhorou aproveitamento depois de a escola garantir pequeno-almoço

* Seguro reage a Passos "com silêncio" para não perturbar o diálogo

*"Em guerra não se limpam armas", garante Passos

* Cavaco pede aos partidos que ouçam a UGT e os patrões
PARA ALÉM e para lá DA ESPUMA DOS SILÊNCIOS E DAS PALAVRAS ...
Os interesses partidários são os interesses que cada partido defende e que beneficiam ou não determinadas classes sociais e, dentro destas, as várias camadas ou estratos sociais.
Diz-me, partido, quem para lá da aparência das palavras, beneficia da tua política e dir-te-ei que classes sociais tu representas e então perceberás que água e azeite não se podem misturar e que ,água é água - H2O - que pode aparentemente parecer diferente graças aos corantes, sal ou açúcar, e que azeite é azeite, pesem embora os vários graus de acidez.
Os dirigentes do ps-psd-cds, seguros com portas abertas por passes de coelho mais ou menos sócretinos, são obesas criaturinhas, mais ou menos mumificadas ou não crianças mas adultos envilecidos que dão cartas e destrunfam sempre para o lado dos m€Smo$.

Sem comentários: