Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Textos em outubro 20

 * Victor Nogueira

2022 10 20 - Foto victor nogueira - quadra natalícia em Settúbal. O mocho, entrançado, é obra dum amigo nosso e colega da Celeste, o Parreira. Cada um dos retratados com seu ar, o Rui com o de querubim no coro!

2022 10 20 - Uma das mais completas, desassombradas e despudoradas decisões do “Império do Bem”: atribuir o Prêmio Sakharov 2022 em homenagem e á "corajosa" população ucraniana por sua resistência e luta contra os invasores russos, representado pelos seus líderes "democraticamente" eleitos  e pela sociedade civil. 

Assim decretou o Parlamento Europeu, preterindo Sônia Guajajara (representante dos povos amerindios brasileiros), Julian Assange (perseguido político e fundador do Wikileaks) e Shireen Abu Akleh (jornalista morta durante uma operação israelense na Cisjordânia ocupada).

E o maralhal a pensar que um “prémio” alegadamente ligado á defesa dos Direitos Humanos que fosse atribuído ao “povo ucraniano”  sê-lo-ia por este sofrer e ser  vítima de graves atropelos e violações dos “Direitos Humanos”,  ás mãos do Governo corrupto de Zelensky, apoiado, financiado e suportado pela USA/NATO/aiUÉ, a saber:

Não cumprimento dos Acordos de Minsk, violação dos direitos das minorias, eliminação do russo como 2ª língua oficial, proibição e destruição de todas as obras literárias escritas em russo ou de autores russos, perseguição aos cidadãos ucranianos russófonos, eliminação de toda a oposição política, com a ilegalização de onze partidos políticos alegadamente russófilos, embora representando uma parte significativa da população ucraniana, designadamente nas regiões do Leste, desrespeito pelo princípio da separação de poderes das "democracias burguesas", controle férreo da comunicação social  e negação da liberdade de informação, violação dos direitos dos trabalhadores, perseguição e prisão de sindicalistas e de opositores políticos, glorificação e homenagem aos colaboracionistas  com o nazi-fascismo durante a II Guerra Mundial, etc, etc.

Não, nada disso é o motivo do “Prémio”. Nada disto são violações graves dos “direitos humanos” a que estão sujeitos os povos e as minorias ucranianas, perpetradas pelo Governo de Zelensky, apoiado e suportado pela USA/NATO/aiUÉ. Nada disto incomoda o “Comité Sakharov”.

Falhado o objectivo de ser atribuído a Zelensky o Prémio Nobel da Paz 2022, o “Império do Mal”, após a vitória no Festival da Eurovisão 2022 e agora  por interposição do ”Comité Sakharov”, atribui o Prémio dos direitos humanos, não á deste modo instrumentalizada “população” ucraniana, mas ao algoz dos “povos” ucranianos. Tudo fica bem quando acaba bem (mal). Slava, Zelensky, “morituri te salutant”!

2022 10 20 - DIREITOS HUMANOSEUROPA -  Povo ucraniano vence maior prêmio de direitos humanos da UE (Deutsche Welle 19 10 2022) in https://www.dw.com/pt-br/povo-ucraniano-vence-maior-pr%C3%AAmio-de-direitos-humanos-da-ue/a-63499170


2021 10 20  Foto victor nogueira - Vila Nova de Gaia - Mosteiro de S. Salvador de Grijó e cruzeiro (1998.06.14 rolo 358)



2016 10 20 Também "arrepiantes" são comentários nas caixinhas dos ditos on line, clamando pelo "abate" imediato, determinada a "culpa" sem julgamento nem direito a "defesa", em pretensa justiça de talião, ao bom estilo dos "westerns": "olho por olho, dente por dente", "vivo ou morto", de preferência "morto" para justiceiros de faca e alguidar.

Comentário on line no artigo de Bagão Felix  Caça ao homem | Opinião | PÚBLICO




2016 10 20 fotos victor nogueira - pôr do sol no cruzamento de Areias (Árvore)

neste país submisso

para lá da rede com sede e sem sede
neste país submisso 
envilecido e envelhecido ......
  
pode pedir-se ao vento
algo que não seja lamento 
e
rime
com
jumento ?

Pode pedir-se ao ar
algo que  não seja chorar
ou parar ?

Pode pedir-se ao sol
algo que não seja 
dó, ré, mi ... ?

Com que rimam circumflexo
e
o til ?

E qual o acento
com assento?

Que resta
presta
e cresta
... segundo O'Neill
nesta sede de
.. inho's e de inha's
para lá desta rede
e
da
sede
destas linhas
de fomes que não comem 
e somem
mas não somam,
apenas sub-traem?

Sem pão
no chão
restam núvens
e
babugens ?

É o poema de amor
sem sal
o
tal
sem
sol
só areia 
com poeira ?

Mindelo, 2016.10.20




2015 10 20   foto victor nogueira - Mindelo - pôr-do sol outonal e à beira-mar (ponta da Gafa) 

VER Mindelo - a praia e o pôr-do-sol

Sem comentários: