Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Textos em outubro 05 - Implantação da República, mas não só!

 * Victor Nogueira

2022 10 05 - Com uma gravura como esta, com fuzilaria e a República de peitos ao léu, corres o grave risco de ser bloqueada pelo Facebook, por alegado desrespeito às normas da Comunidade 😛 (Comentário a uma foto de capa)


2022 10  05 - Os pés pelas mãos, à Poncio Pilatos, ou marcelíadas em todo o seu resplendor!? Depois de, num intervalo do seu labor presidencial, ter telefonado e enviado beijinhos a Cristina Ferreira, ao estrear-se esta na SIC, os contactos "tu-cá-tu-lá", com  Vossa Excelência Reverendíssima, o Senhor D. José Ornelas?

~~~~~~~~~~

«ABUSOS SEXUAIS ~ Marcelo assume ter contactado José Ornelas para lhe dizer que envio de denúncia “não foi pessoal”

(...)  O Presidente da República assumiu a iniciativa do contacto ao bispo José Ornelas, declarando: “Tomei eu a iniciativa”. E justificou desta forma o contacto com o bispo José Ornelas: “Eu senti-me na obrigação porque entretanto me chegou uma versão apresentada pela comunicação social de que teria sido uma iniciativa por ser A, B ou C. E eu disse: olhe, senhor D. José, é muito simples, isto é a regra geral que se aplica e, portanto, a comunicação social diz que foi uma coisa pessoal, não foi pessoal”.

Sobre o processo de denúncia, relatou que quando lhe chegou às mãos no Palácio de Belém “despachou para o chefe da Casa Civil, sem olhar sequer para o teor da suspeita, sem ler o teor da suspeita”, e mandou encaminhar para o Ministério Público, dizendo: “é uma suspeita de matéria criminal, faça-se como sempre”.»

2022 10 05 - O Prémio Nobel da Paz está abastardado pela sua concessão a belicistas, tal como seria mais um prego no caixão a sua concessão a Zelensky.


2022 10 05
- Tudo estaria bem se a OPEP alinhasse  com os EUA. Como resistiu á pressão dos EUA, então é por estes acusada de miopia e de alinhamento com a Rússia!


2022 10 05Foto jj castro ferreira - No castelo de Leiria - O José João pôs a máquina a disparar ao retardador e, dando uma corridinha, juntou-se-nos, deste modo ficando também na fotografia. (anos '70 do século XX)

2022 10 05 - O Cantinflas (Mário Noreno) [1911 - 1903] era célebre nos meus tempos de menino e moço, tal como o Jerry Lewis  [1915 - 2017]. Na geração do meu pai eram o Bucha e o Estica (Oliver Hardy [1890 - 1965] e Stan Laurel [1892 - 1957]), tal como o Pamplinas (Buster Keaton) [1895 - 1966} e Harold Lloyd [1893 - 1971]. Hoje em dia também pouco se vê de Charlot (Charlie Chaplin) [1889 - 1977]. De todos os meus prederidos são os dois últimos. 

Embora sem uma memória minha tão grande como a dos referidos, não posso deixar de citar os Irmãos Marx, a saber;  Chico [Leonard Marx), [1887 - 1961], Harpo (Adolph Arthur Marx) [1888 - 1964], Groucho (Julius Henry Marx) [1890 - 1977], Gummo (Milton Marx [1893 - 1977], e Zeppo, (Herbert Marx [1901 - 1979].

Ao contrário dos meus pais e tios, nunca fui grande fã de Bucha e Estica. Cantinflas era um personagem bondoso, algo trapalhão no falar e no agir, uma espécie de Zé Povinho mexicano. Jerry Lewis aposta no non sense, compondo um personagem desjustado da realidade. Bucha e Estica representam a parelha contrastante do palhaço rico / palhaço pobre ou o gordo e o magro, enquanto o personagem de Buster Keaston nunca ri ou sorri, por maiores que sejam as trapalhadas e aventuras em que se envolva. Charlot, tal como Cantinflas, distingu-se pela indumentária. É um maltrapilho, bondoso, um eterno apaixonado, solidário, por vezes trapalhão, desenrascado, mas inimigo feroz da autoridade, personificada no patronato e nos polícias,

Na gravura - Cantinflas, Buche e Estica, Jerry Lewis, Harold Lloyd, Pamplinas, Charlot e os Irmãos Marx


2021 10 05 Foto victor nogueira - Labruge (Vila do Conde=) cruzeiro da Capela de S. Paio (2015 09 GEDC2489)



2020 10 05 foto victor nogueira Lisboa  Palácio das Laranjeiras Teatro Thalia 



2019 10 05 Foto Victor Nogueira - Mora - 1975

CAMARADA, NÃO TE DEIXES ILUDIR COM FALSOS SOCIALISMOS. SOCIALISMO HÁ SÓ UM, O SOCIALISMO PROLETÁRIO QUE LIBERTA O HOMEM DA EXPLORAÇÃO E DO CAPITALISMO E O CONDUZ AO COMUNISMO. NÃO TE ILUDAS NEM COM FALSOS SOCIALISMOS NEM COM FALSAS LIBERDADES (Mora - 1975)

VER


2017 10 05 Cavaco não comenta nem descomenta e para lá dos elogios a Passos - que está de saída - e, sem bolo-rei à mão, informa a plebe que não votou nas "autocráticas."

2015 10 05 A CDU e o Bloco, com cerca de 20% dos votos e 36 deputados representam  mais de um milhão de eleitores.

Apesar de coligados e de perderem a maioria absoluta e cerca de um milhão de eleitores, no PSD e das catacumbas saem à  luz dos holofotes Marco António e Miguel Relvas.

Onde concorreu sozinho - açores e madeira - o CDS e Paulo Portas foram varridos do mapa.

No PS - como é habitual - afiam-se facas e contam-se espingardas, em recorrentes guerras intestinas, dando folego ao PáF que fez ploff.


2014 10 05 - Corto Maltese, de Hugo Pratt  - exposição "Portos em Banda Desenhada" ("Comics a Puerto: un universo maritimo en viñetas" de 24 de setembro a 19 de outubro de 2014)



- foto victor nogueira - pôr do sol em Beringel 

4. A mim o que me interessa são os vivos e a solidariedade ou o gesto que se não recusa, a liberdade que conseguimos fazer nascer nesta teia de constrangimentos e de embaraços. (texto e foto - Victor Nogueira)



2013 10 05 Foto Victor Nogueira - Sintra (Palácio da Vila) in Photoandando por Sintra


2012 10 05 - Em 5 de Outubro de 1910 a monarquia caiu de podre. O povo de Lisboa armado pôs fim à Monarquia. Na véspera, 4 de Outubro, o Povo  havia proclamado a República em Setúbal, Loures, Moita ... 

Se o fascismo não celebrava a República, manteve as comemorações - embora reprimidas e abafadas - e o feriado. Em nome da troika psd-cds querem abolir as comemorações do 5 de Outubro. 

Em nome da austeridade, António Costa do PS Seguro com a cumplicidade de Cavaco/PSD - presidente da República - e Assunção Esteves/PSD - presidenta da Assembleia da República - impediu que o povo se juntasse em Lisboa na Praça do Município para comemorar a implantação da República defronte à varanda do Município de Lisboa onde José Relvas e outros membros do Partido Republicano Português a proclamaram.

Em nome da austeridade e com a ausência de Passos Coelho/PSD as comemorações foram transferidas para um sítio seguro e longe dos clamores da populaça".para o Páteo da Galé, galé a que ps-psd-cds e cip-cap-ccp-banca e fmi-bce -ue querem amarrar os portugueses.

Aos trabalhadores, aos desempregados, ao Povo Português cabe a responsabilidade de no dia a dia e não apenas nas urnas defenderem a República e correrem com os vendilhões, os vendilhões da República e da Democracia !


2012 10 05 - Depois da China nas lojas dos 300 e para os futebóis ter substituído os CASTELOS POR PAGODES, que muitos portugueses alegre e orgulhosamente agitavam e exibiam, agora no 5 de Outubro inverte-se a bandeira.

Que esperar de quem quer acabar com o feriado da comemoração da república ou quer instaurar a monarquia, encobertamente, como tenta o PSD há várias revisões constitucionais? Não sabiam ?

Pois é, o PSD de esCavaco tem proposto desblindar o caracter republicano do regime, Talvez para facilitar a DESintegração em Castela e em vez de CAVACAS ... das Caldas da Rainha, Juan Carlos de BOURBON, Rey de Espanha pela graça do fascista  Franco, caudillp de españa por la Gracia de Dios !


2010 10 05 Viva a República! - Faz hoje cem anos que foi implantada a República em Portugal. Na altura e na Europa, em 1910, havia apenas mais duas e a Portuguesa era a mais avançada. Vivam a República e a Democracia Económica, Social e Cultural. E vivam os Trabalhadores sem cujo Trabalho não havia riqueza para uma minoria predadora e desnaturada. Abaixo a Monarquia e o "sangue azul" que é tão vermelho como o da plebe ! (Victor Nogueira)


2010 10 05 Viva a República! - A Poesia está na Rua - Helena Vieira da Silva 

Faz hoje cem anos que foi implantada a República em Portugal. Na altura, em 1910, na Europa, havia apenas mais duas e a Portuguesa era a mais avançada.

Vivam a República e a Democracia Económica, Social e Cultural. E vivam os Trabalhadores sem cujo Trabalho não havia riqueza para uma minoria predadora e desnaturada. Abaixo a Monarquia e o "sangue azul" que é tão vermelho como o da plebe !

~~~~~~~~~~

2010 10 05A cabei de arrumar a secção de poesia. Segui-se-á a da banda desenhada e depois as dos restantes livros que enchem esta casa. É uma tarefa aborrecida, mas assim não sei onde tenho os livros, depois da desarrumação das obras Seria mais feliz se fosse analfabeto ? 🙂

Maria Guilhermina Rosa Abreu
Lol, talvez, quem sabe?... Os índios não se queixam da falta de livros. Olha, o meu problema é já não saber onde encafuá-los. Por mim, todos os que são ínúteis por não serem obras primas já tinham desaparecido daqui, mas vivo com um coleccionador que compra e guarda tudo e lá ando eu a comprar e montar estantes e encher roupeiros com livros que ninguém lê, que é o que me irrita. Também os arrumo por géneros e custa muito quando já não cabem nas estantes e arrebentam cas prateleiras. Quando posso, desfaço-me dos que não gosto, há sempre alguém que os quer e fico com mais espaço, que nunca chega. Beijo, cota, vai devagar e selecciona, se puderes.
12 ano(s)

Victor Barroso Nogueira
Pois. Ainda hoje trouxe mais um carrego do alfarrabista. E como os coloco por ordem alfabética do autor, lá tenho de fazer re-arrumações em cadeia. Já conheces esta enorme biblioteca que se espalha pela casa toda, com excepção das casas de banho e das varandas da sala e da cozinha. Que falta faz um sótão ! Ás vezes deito apontamentos pessoais, papéis, revistas e jornais fora, alguns históricos, e depois fico com pena de não ter um sótão 🙂 Mas, embora goste do Alberto Caeiro, não lhe herdei a alma !
12 ano(s)

Maria Guilhermina Rosa Abreu
Se quiseres, posso emprestar-te um sótão que eu mesma não posso usar porque só ando a pé e de transportes públicos. Comprei uma casa enorme que não visito, aluguei-a recentemente, mas tem lá muito espaço para guardar coisas em segurança. Se quiseres lá ir, dou-te a morada e deixas o que quiseres selado com nome de dono e herdeiros, com a certeza de que esta criatura não abrirá coisa nenhuma, tomara ela manter-se dona de si mesma.
12 ano(s)

Victor Barroso Nogueira
Mas depois não posso tê-los à mão qd quiser lê-los. LOL De qualquer modo grato pela oferta, embora me fizesse mais jeito uma ajuda para arrumá-los. Quanto aos herdeiros dos livros e colecções, será uma biblioteca se chegar a fazer testamento. Bem se escandalizam o Rui e a Susana, dizendo que não, que ficam com eles e não os deitam fora ou vendem ao desbarato. Sim que os meus filhos herdaram o vírus da família e têm já avantajadas bibliotecas 🙂 Quando chegarem à minha provecta idade, oh teen, tomara eles terem espaço para os deles quanto mais para os meus ! Quem neste momento "devora" a minha biblioteca é am inha mãe, que passa o dia a ler !
12 ano(s)

Sem comentários: