Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

domingo, 16 de outubro de 2022

Denúncia Pública - Um vómito fascista

 

Denuncia Publica [comunidade no FaceBook] A função [pública] sempre foi uma porcaria e um grupo de ladrões e escravagistas.... é hora de os perseguir a todos sem excepção....há 45 minutos 

 Victor Nogueira comenta

 Denuncia Pública mostra a verdadeira Face

 1. - Ignora que os índices de conforto, sobretudo nas autarquias dos distritos de Lisboa, Setúbal e Alentejo - água canalizada, electricidade, saneamento básico, espaços verdes, apoios às populações sejam os mais altos do país e dos 1ºs a consegui-lo a seguir ao 25 de Abril 

Ignora que o Serviço Nacional de Saúde criado a seguir ao 25 de Abril ocupou e ocupa ainda dos lugares cimeiros a nível mundial quanto à qualidade e extensão dos serviços prestados

 Ignora que é nas Universidades do Estado - incluindo Engenharias, Medicina, Ciências e outras similares, onde os privados não investem pk exigem avultados investimentos - ignora que é nelas que se faz investigação científica e que não há diplomados à Relvas ou licenciados ao domingo com alunos e professores fantasmas

 Ignora quem é que lhe recolhe o lixo para que não haja esterqueira a porta ou dentro de casa nem problemas de saúde pública. Ignora quem mantém os cemitérios para que não haja problemas de saúde pública

 Não deve frequentar os museus e bibliotecas, incluindo municipais - cujo funcionamento é assegurado pelo Estado ou pelas autarquias locais 

Não frequenta jardins, parques verdes reservas naturais ou parques naturais nem vê crianças a brincarem nos jardins públicos. Ignora quem constrói e faz a manutenção e conservação dos espaços públicos - ruas, passeios avenidas, jardins .

Ignora serviços do Estado essenciais - estatística, meteorologia, laboratórios de investigação científica, escolas do ensino básico e secundário, hospitais, centros de saúde, creches e jardins de infância, centros de dia para idosos e muitos outros que ps-psd-cds com o voto de quem neles confia têm degradado deliberadamente

Desconhece o apoio dado por muitas autarquias à preservação do património e a colectividades de cultura, desporto e recreio 

Desconhece o apoio dados pelas autarquias aos refeitórios das escolas do ensino básico para que em muitas terras as crianças não morram de fome

Ignora que antes do 25 de Abril os servidores do Estado não tinham quaisquer direitos e eram autênticos escravos e que agora têm diretos tal como a generalidade dos trabalhadores, direitos que o patronato com o apoio do ps-psd-cds e quem neles vota têm retirado ou limitado

 DENÚNCIA PÚBLICA É IGNORANTE OU MENTIROSA. Esta denúncia pública e quem está por detrás dela é um vómito contra a democracia!


 2. - Denuncia Publica  - Fiscalizar o Estado, os políticos, os presidentes, os funcionários públicos e os empresários. Ensinar o Povo a defender-se porque a sociedade civil é a única que não pode apresentar queixa.

 Victor Nogueira comenta

Vigiar os Funcionários públicos, isto é os trabalhadores da Administração Pública? Criminosos os Trabalhadores da Administração Pública? 

Fiscalizados e vigiados como a PIDE fazia a todos em Portugal? Mas onde é que já vamos? ORDEM respeitinho ao chefe e aos Vigilantes?

 Quem são os trabalhadores da Administração Pública? Entre muitos Outros são os médicos, os enfermeiros, os professores, os que recolhem o lixo nas ruas, os que trabalham nos museus e nas bibliotecas, os que trabalham no urbanismo, os que tratam e constroem jardins e ruas e os espaços verdes, os que cuidam dos cemitérios, as forças policiais, todos os que trabalham nos hospitais e centros de saúde, etc, etc, etc.

 E quem vigia/fiscaliza os donos das empresas que beneficiam da GRANDE, média e pequena corrupção?

 Quem vigia os donos dos grandes grupos económicos e financeiros que provocaram e lucram milhões com a corrução e a crise, crise por eles criada e fomentada? 

 "Ensinar o povo a defender-se"? Teremos o fascismo de volta? Com os novos e sempre rançosos Illuminati!

  

3. - Visite o site para não criar erros... Só da Administração pública,e cargos de poder, tais como empresas, entidades, etc.... porque a sociedade civil é vigiada por eles... E a única parte que não tem poder é a sociedade civil.

 Lista das profissões a vigiar, sugira uma profissão com poder para perseguir pessoas civis:

 Advogado, Deputado. Escrivão, Funcionário, Director, Guarda, Magistrado, Médico, Ministro, Padre, Polícia, Presidente, Procurador, Trabalhador, Vereador, Vigilante

 Victor Nogueira comenta

 Funcionário é na linguagem antiga todo o actual trabalhador da Administração Pública, qualquer que seja o vínculo jurídico.

 Repito. Entre muitos outros são os médicos, os enfermeiros, os professores, os que recolhem o lixo nas ruas, os que trabalham nos museus e nas bibliotecas, os que trabalham no urbanismo, os que tratam e constroem jardins e ruas e os espaços verdes, os que cuidam dos cemitérios, as forças policiais, todos os que trabalham nos hospitais e centros de saúde, etc, etc, etc.

 Afinal MM confirma que todos os trabalhadores da Administração Pública são potenciais criminosos e corruptos. 

 Confirmando o que é a 1ª leitura: Fiscalizar os funcionários públicos e ensinar o povo

  « Fiscalizar o Estado, os políticos, os presidentes, os funcionários públicos e os empresários. Ensinar o Povo a defender-se porque a sociedade civil é a única que não pode apresentar queixa.»

 

4. -  a sociedade civil é a única que não pode apresentar queixa, escreve MM

 Victor Nogueira comenta

 E logo noutro post propagandeia a DENÚNCIA PÚBLICA. De quem? Dos grandes grupos económicos e financeiros responsáveis e que continuam a beneficiar da crise que eles provocaram? Denúncia da crise geral e da falência do capitalismo? NÃO

  A Plataforma DENUNCIA PÚBLICA PARA MM tem como objectivo 

  «denunciar a esquerda e a sua manha acabaram... SAIBA TUDO NO SITE MAIS IMPORTANTE DO MUNDO

 São efectivamente a esquerda, os militantes e eleitores do PCP e do BLOCO que MM quer denunciar. E talvez o PS SOARES SÓCRATES SEGURO que sendo de direita para a extrema direita e fascista são também filhos do diabo, apesar dos fretes à direita, ao psd-cds.

 A "sociedade civil" é uma treta. Atrás da qual se escondem/acoitam os interesses dos grandes grupos económicos e financeiros. 

 Decididamente MM e os "Justiceiros da Fiscalização" desconhecem que é através do voto que os partidos são fiscalizados.

 Ignoram que a Constituição de 1976 consagra mecanismos a que os trabalhadores e largas camadas da população podem recorrer - aos tribunais e que podem eleger políticos que façam leis contra os poderosos, contra os interesses dos grandes grupos económicos e financeiros, nacionais e transnacionais. 

 Ignoram que a Constituição de 1976 consagra o direito de resistência e um conjunto amplo de direitos e garantias dos cidadãos e define os direitos e deveres numa democracia económica, social, cultural e política.

 Ignoram mesmo? Ai estes denunciantes afinal manhosos e cheios de ronha!

 

5. - FAP - O Victor Nogueira deve querer assumir a responsabilidades daqueles, cujo patrão não tendo uma cara .. se julgam com impunidade garantida por se sentirem protegidos do partido ou da cunha que os colocou lá ..! .. é o que me fez parecer .. quando assume que criminosos nesse sector, não há ..!!!! .. o que há são muitos abençoados protegidos, abrigados pelo estado ... !!!!.. ainda vão aparecer os tipos de esquerda a dizer que Cavaco foi um herói nacional .. !.. esse. foi dos que mais engordou o sector publico do estado e que mais tachos arranjou lá ..

 Victor Nogueira comenta

 FAP - Mas tu sabes mesmo ler ? Disparas para todo o lado menos para o coração da fera? Não sabes onde estão as feras? Não, Não é no Jardim Zoológico. Estão elencadas nas revistas Forbes e Exame. Anualmente. E também anualmente nos Relatórios e Contas dos Conselhos de Administração das empresas dos grandes grupos económicos e financeiros, incluindo a banca, nacionais e transnacionais:

 Vais se agora atirar-me com o cartucho de "la vem a cassete" ? E a tua cassete roufenha e rançosa, quando a deitas para o lixo?


6 - ABAIXO OS FASCISTAS OU COMUNISTAS

 Victor Nogueira comenta

 Denúncia Pública denunciou-se a si própria, publicamente! 

Sem comentários: