Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Textos em outubro 06

 * Victor Nogueira


2020 10 10 Foto victor nogueira - Azurara - Ermida de S. Sebastião e cruzeiro

«Com características do gótico, barroco e neoclassicismo, a capela ergue-se sobre afloramento rochoso, em plataforma elevada, no gaveto entre a Rua da Junqueira e a Rua de São Sebastião. O adro é murado, ostentando um cruzeiro na esquina.

Apresenta uma planta longitudinal de nave única e capela-mor retangulares. (...) A sua construção data, provavelmente, dos séculos XIV/XV, sendo mencionada no Livro das Visitações em 1567. Apresenta, no entanto, elementos posteriores, nomeadamente dos séculos XVIII e XIX.» in «Capela de São Sebastião | Turismo Vila do Conde»



2020 10 10 Foto victor nogueira - moinho de maré da Mourisca com o cais de palafitas, em Setúbal, antes da recuperação pela Reserva Natural do Estuário do Sado. Este era um dos 3 moinhos outrora existentes, de que falo em    Os moinhos de maré em Setúbal

2020 10 10 - Escrito num caderno de apontamentos (sebenta), numa aula do ISESE ou  à mesa do Arcada 
~~~~~~~~
O absoluto à relatividade - nada de relativismos
Tudo é relativo!

Viva a Vida!
Que é  Vida?

Rien que la Verité
Que é a Verdade?

SIM --SIM
NÂO - NÂO

Se ...
Mas ...
Porém, ...
Todavia ...
Contudo ...

Time is Money

Eu sou Eu
Tu és Tu
Ele é Ele
Ela é Ela

Tudo o resto é ilusão
r/ou boa e ingénua
boa-vontade!

no colégio da Sé, 
em évoraburgomedieval,
ilha de pedra e cal, 
de ruas estreitas e 
tortuosas
em 26.JAN.71

..... /  ...

véspera do exame de Sociologia II, 
a hora da verdade 
FIM   


2018 10 10 Foto de família, em Luanda , cerca de 1952 - Penso que este foi o 1º automóvel dos Nogueira da Silva em Angola, uma carrinha Morris, creio que de cor creme. A miudagem gostava de ir na carroçaria, em pé, agarrada à grelha junto à cabine. 


2017 10 10 foto Rui Pedro - em S. Marcos (Cacém). na oficina do Leitão, que em Luanda era amigo e o mecânico dos meus pais, padrinhos duma filha dele. Entre os automóveis antigos para "restaurar / recuperar" estava este Citroen "arrastadeira" e vários "bocas de sapo". Nos anos 40 do passado milénio o meu avô paterno teve uma "arrastadeira" como esta.

VER

automóveis antigos em S. Marcos (Cacém)

A caminho de Mora em 1941

o Citroen ID 19 de matrícula APG - 06 - 50, mas não só

2016 10 06 - Anda meio mundo orgulhoso com a eleição de Guterres. PORREIRO, PÁ ! PORREIRO ? Ahhhhh !!!!!!!!!!!  

Escreve JMT em O Público: "A competência técnica e a sua personalidade redonda terão sido essenciais para a vitória, como, de certa forma, já havia acontecido na Europa com Durão Barroso. Não há outro país no mundo inteiro, seja grande ou pequeno, que tenha tido dois cidadãos seus a ocupar os lugares de presidente da Comissão Europeia e de secretário-geral da ONU – o cargo mais elevado da política europeia e o cargo mais elevado da diplomacia mundial."

Bem, creio que não há duas sem três E então, Freitas do Amaral do CDS não foi Presidente da Assembleia Geral da ONU ? 

Fica feito o pleno do chamado arco da governação: Freitas do CDS, Durão do PSD e agora Guterres do PS. O que não significa que se embandeire em arco.  

Basta lembrarmo-nos de que Durão e Guterres abandonaram o  barco da governação; um passou pela Comissão Europeia e transitou para o  Lehman Brothers, o outro passou pelos Refugiados e agora é Secretário-Geral da ONU. Quanto a Freitas passou do CDS para a AG da ONU e creio que transitou para o PS.

Segundo Barroso/PSD, que sucedu a Guterres/PS, - que se havia demitido do "lamaçal" -este e os socialista deixaram o pais de "tanga" mas pouco depois Durão cavou do  "pelotão da  frente" com guia de Marcha para a UE.

Mas a talhe de foice e voltando aos SG da ONU, o antecessor de Guterres - Ban Ki-moon - terá feito triste figura nos seus mandatos e Kurt Waldeim foi acusado de ter pertencido ao Partido Nazi. Teriam sido todos "tecnicamente competentes"

Enfim, OMO LAVA MAIS BRANCO ou NEM TUDO SÃO ROSAS ?


2014 10 10 foto victor nogueira - estaleiro naval em Setúbal

um dia de sol
sem tarde de chuva
no prato um rissol
com sumo de uva
no ar as núvens
são brancas de neve
que entre si não rimam
e o coração não ferve

setúbal 2014.10.10


~~~~~~~~~~

2014 10 06  Para lá da janela

1.
para lá da janela
os pirilampos tremulizam de amarelo
pousados em terra
2.
são imaginação como se fora
art'imanha
na paleta sem cuore
3.
a voz dos pirilampos
é um contínuo zumbido
monocórdico
4.
com um baque seco
as teclas negras
simboladas de marfim
5.
uma rajada amortecida
um toque insulado
entre o enter
e a barra
6.
de espaços
espacejados
de signos na alvura do ecrã
bodejado de azul claro.
os sinais
signos na pétrea roseta
7.
a combinação
8.
a estela
a estrela
a trela
na tela
ela
a leste
leste?
9.
baralha
e dá de novo
as letras
10
multidemensional
jogo
multifacetado
caleidoscópio
11
os nós
as nozes
lassos os laços
setúbal 2014.10.06


2013 10 10 Viva Verdi (1813 - 1901)

Após a Itália ser unificada, em 1861, [Garibaldi, Mazzini e Cavour] muitas das óperas de Verdi foram re-interpretadas como Risorgimento. Começando em Nápoles, em 1859,  espalhando-se por toda a Itália, o slogan "Viva VERDI" foi usado como um acróstico de Viva Vittorio Emanuele Re D'Italia (Vitor Emanuel, Rei da Itália), referindo a Vítor Emanuel II da Itália, então rei da Sardenha

A reunificação alemã no século XIX sob a direcção da burguesia foi um movimento revolucionário e progressista que atacou o poder dos grandes latifundiários e da igreja católica, igreja católica que só recuperou com o tratado de Latrão, celebrado com o regime fascista de Mussolini e com os empréstimos deste, Garibaldi, Mazzini, Cavour e Verdi eram republicanos mas a figura "unificadora" foi Victor Manuel II, um defensor da unificação italiana e adepto do parlamentarismo.


ilustração - o 4º Estado - Volpedo

2012 10 06 - Qual é a segurança do patronato ? E qual é a tua segurança ?

Os partidos políticos e os movimentos sociais representam interesses e aspirações de classes sociais antagónicas ou de camadas sociais dentro destas ou que gravitam em torno de umas e outras

Numa entrevista ao público Francisco Assis PS Seguro na véspera da votação das moções de censura do PCP e do BE faz rasgados elogios a António Borges e a Francisco Louçã enquanto desanca no PCP e no BE, que Seguro já acusara de "andar de mão dada com a direita", e na mesma entrevista PCP e BE são por Assis classificados de partidos da ... extrema esquerda. Logo a seguir o PS Seguro, paladino da estabilidade política e do sentido de estado "responsável", absteve-se estrondosa e violentamente na votação das moções de censura a psd-cds-troika, estrondosa abstenção essa que incluiu os deputados e deputadas do PS blá-blá subscritores do Congresso das Alternativas. que segundo a imprensa de reverência pretende "refundar" ... a esquerda.

Mas não sendo todos os partidos e forças políticas iguais, a sua força eleitoral resulta dos votos dos cidadãos eleitores. Mas a força social dos movimentos e partidos políticos vê-se também na RUA. E é por isso que o PS que em 1974 / 76 manipulou larguíssimos milhares de cidadãos, apoiado pela Igreja Católica, não realiza manifestações de rua, tal como o psd ou a ugt de torres couto proença. PS-PSD defendem agora a legitimidade eleitoral, mesmo sabendo que manipulam e manipulam e condicionam as consciências e rasgam as promessas eleitorais ao fechar das urnas .. de voto.

Os partidos políticos e os movimentos sociais representam interesses e aspirações de classes sociais antagónicas ou de camadas sociais dentro destas ou que gravitam em torno de umas e outras. E a classe dos proprietários dos meios de produção e da riqueza é muitíssimo menor que a dos largos e largos e largos milhões que não controlam nem são proprietários dos meios de produção, postos não ao serviço da colectividade mas de interesses particulares baseados na necessidade de lucro crescente, sempre crescente.A qualquer preço. Mesmo que isso seja ``a custa da Vida e da Humanidade.

Aos proprietários da riqueza e dos meios de produção interessa um Estado mínimo, o mínimo que lhe permita acumular e garantir a segurança da riqueza e reprimir quem se oponha a este desígnio.

Aos Trabalhadores e às populações interessa um Estado Social que lhes garanta os seus direitos face aos donos da riqueza e dos meios de produção, que lhes garanta direitos básicos como aqueles que a sua luta nas ruas e nos locais de trabalho obrigou a que figurassem na Declaração Universal dos Direitos do Homem. Mas também na Constituição República, de 1976, contra a qual votou o cds e não votaram então o psd de sá carneiro e o ps de nobre soares porque, segundo Mário Soares afirmou mais tarde, não teriam votos se não dissessem à boca cheia que defendiam o socialismo.

As "gorduras" do Estado são as "gorduras" que representam os trabalhadores da Administração Pública que asseguram as funções sociais do Estado e os direitos à Saúde, ao Ensino, à Segurança Social e à Protecção no Desemprego e na Velhice ou na Infância e Juventude.. E outros direitos, como o direito ao Trabalho e à Habitação e ao Lazer e as Tempos Livres. E à família e convívio social.

Mas para isso são necessários impostos, impostos a que os Trabalhadores da Administração Pública e do Sector Privado não escapam. Mas a que os donos da procuram fugir com manobras de engenharia financeira ou contabilística ou com fortunas depositadas em "paraísos fiscais" ou beneficiando de "perdões" fiscais e de "isenções" nas mais valias da especulação financeira e da usura bancária.

Mil e umas artimanhas para fugirem à responsabilidade e solidariedade sociais. Daí que apostem na divisão dos trabalhadores, dos desempregados, da populações. Daí a guerra às "gorduras sociais", ao despesismo do Estado, aos "madraços" dos trabalhadores da Administração Pública que asseguram Serviço Nacional de Saúde, a Escola Pública Democrática, a Segurança Social Solidária e Universal ...

Daí a guerra contra os Sectores Público e Empresarial do Estado.i Que seria melhor gerido pela banca e pelos Grandes Grupos Econômicos. Melhor gerido, sim, mas para assegurar os lucros e o poder do capital. Mas não a favor dos Trabalhadores e das populações

Empresas Públicas e Sector Empresarial do Estado ou Estado, incluindo autarquias locais, que asseguram e paulatinamente perdem o caracter de serviço público. No sentido da privatização com o argumento de que o que é privado é melhor . E assim "privatizam-se" a produção e distribuição da energia, eléctrica ou não, o abastecimento de água,a recolha do lixo, os transportes públicos colectivos, os parques verdes e jardins, a rede viária, as comunicações e telecomunicações, a banca, os sectores estratégicos da economia nacional ...

Inseguros, temerosos, ps-psd uma vez mais fomentam deliberadamente o descrédito dos políticos, dos partidos políticos, do parlamento. E em alternativa "democrática" propõem diminuir o nº de deputados para facilitar o alterne ps-psd rumo ao bipartidarismo ps-psd com diminuição da representação parlamentar da oposição, rumo ao mono-partidarismo dos donos da riqueza e dos meios de produção e da banca. Seguros, à responsabilidade dos partidos políticos propõem e fomentam as candidaturas de cidadãos "independentes", seguramente e na esmagadora maioria subsidiados e apadrinhados pelos donos da riqueza, dos meios de comunicação social e dos meios de produção.

Seguro, seguro mesmo e de verdade, é a necessidade dos trabalhadores, dos desempregados, das populações ganharem outra consciência social, para quebrarem amarras, é a necessidade dos cidadãos porem fim ao alterne e aos partidos e aos políticos que governam a favor dos donos da banca, da riqueza, dos meios de produção. Organizando-se. Organizando-se contra a organização dos donos da banca, da riqueza, dos meios de produção. Nas urnas, na rua, no dia-a-dia.~

~~~~~~~~~~

2010 10 06 - Hoje o dia está cinzento e e chuva miudinha. Ah! Que falta faz uma lareira e ver as chamas dançarem. Apareçam ! Andam tão ausentes ! E tu também, responder-me-ão ! E o escriba dirá: talvez. É assim no real e no virtual. O virtual permite inventar personagens e no real é mais difícil. Mas a vida é sempre um jogo e um palco ! Duvidam ! Não duvidem dum saber dos livros e duma vida e do ser de experiência feitos !

Sem comentários: