Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Textos em outubro 19

 * Victor Nogueira



2022 10 19 - No alto de qualquer das minhas varandas o que avisto de Palmela á Mitrena está em constante mutação. Há noites de Lua, Cheia ou Minguante, Nova ou Crescente, e dias de céu límpido e azul, polvilhado ou não com brancas núvens, por vezes com as gaivotas, solitárias, por vezes grasnando, planando em voos rápidos ou batendo as asas, mas sempre apressadas. 

Os pombos, esses não voam tão alto, passeando-se lá em baixo no largo, competindo com as gaivotas na busca de alimento. Andam os pombos com passo vagaroso, a cabeça a dar-a-dar, por vezes olhando-nos de través ou alçando voo em barulhentas revoadas, para poisarem mais ou menos agrupados nas platibandas dos prédios.

Lá em baixo, á entrada desta torre, houve uma frondosa árvore, há muito derrubada por um temporal, onde se acolhiam aves que enchiam os ares com o seu bulício e chilreios. Mas, tal como da cidade desapareceram as andorinhas que anunciavam a Primavera, no largo e no parque verde adjacente também já não se houve o trinado da passarada, agora muito rarefeita.

Mas neste mês de outubro, com Palmela no horizonte, fotografei apenas um pôr do sol e um dia cinzentonho, carregado de núvens.

Como o de hoje, tristonho, frio, plúmbeo e chuvinhento.

2022 10 19 - Falácias embrulhadas em parangonas e conversa da treta, para tótós!

Se a USA/NATO/aiUÉ/Kiev/Zelensky "sentise" o controle total da Ucrânia, teria tido necessidade de desde há meses ter declarado a lei marcial e de ilegalizar onze partidos políticos na Ucrânia? 

Que se saiba a Lei marcial não foi decretada na Federação Russa nem os partidos políticos foram nela proibidos. A Lei marcial foi decretada nas Regiões do Leste da Ucrânia que, face ao não cumprimento dos Acordos de Minsk assinados há oito anos, proclamaram a independência e aderiram á Federação Russa para prevenir ataques de sabotadores ao serviço da USA/NATO/aiUÉ/Kiev/Zelensky.

2022 10 19 - Virou-se o feitiço contra o aprendiz de feiticeiro?

Do adagiário popular: Quem semeia ventos colhe tempestades? Depois da tempestade, vem a tormenta? Quem com ferros mata, com ferros morre?


2021 10 19 foto victor nogueira - Arcos de Valdevez - Igreja da Misericordia e cruzeiro.



2020 10 19 foto victor nogueira - moinho de maré da Mourisca com o cais de palafitas, em Setúbal, antes da recuperação pela Reserva Natural do Estuário do Sado
 

2020 10 19 Foto victor nogueira - Setúbal - Também não sei porque gosto desta casa, ali na esquina da Rua Dr. Vicente José Carvalho com a Praça do Quebedo. VER setúbal e a casa com quintalão


2019 10 19 Foto victor nogueira - na praia de Árvore, onde não há árvores, as brumas cinzentonhas e depresivas não da Escócia, mas do norte de Portugal, com o marulhar das ondas, encrespando-se até se desfazerem em espuma, como rendilhados lençóis, mergulhando no areal-

Sem comentários: