Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Textos em outubro 03

 * Victor Nogueira

2022 10 03E quantas vezes foi chamado o Embaixador de Israel, por causa da Palestina e do não cumprimento sistemático das decisões e resoluções da ONU?! Ou o da Ucrânia, pelo não cumprimento dos Acordos de Minsk?


2020 10 03 foto victor nogueira - Igreja de Santa Maria vista do telheiro do mercado medieval, em Óbidos (1998.01.13 - rolo 216) VER Óbidos, nas Terras da Rainha


2019.10.03 foto victor nogueira - Porta de S. Sebastião, na muralha medieval em Setúbal (2017.08.07)



2016 10 03 - Léonard é um personagem da BD criado em 1976, com argumento de Bob de Groot e desenho de Philippe Liegeois (Turk). Supostamente baseada em Leonardo da Vinci, as "histórias" situam-se no século XVI. Léonard é um inventor à frente do seu tempo, vaidoso e cioso da sua genialidade,que tem um "discípulo",  Basile Landouye ou Basile Lebète. Tal como Gaston é um desajeitado que aprecia "sopas e descanso" mas a quem o "mestre" não dá sossego e às mãos do qual, como sofrida cobaia, suporta autênticos tratos de polé. 

Muitos dos inventos são baseados em tecnologia actual, Tal como em Gaston Lagaffe, as invenções terminam em fracasso mais ou menos estrondoso. Embora Basile seja também um inventor, a sua principal preocupação é conseguir escapar do olhar e das experiências de Lénard para encontrar um local onde possa descansadamente bater a sua soneca, acabando contudo por ser descoberto e violentamente acordado pelo "mestre"

A série tem outros personagens secundários, entre os quais o gato Raoul Chatigré, que fala e filosoficamente se pronuncia sobre Léonard e Basile, que o ignoram. Na série de Gaston Lagaffe também surge um gato, turbulento, mas sem as características de Chatigré.


2016 10 03 Vila do Conde - entre a Casa José Régio e o Solar de S. Roque - - Os objectivos para esta tarde dum domingo eram passar pela Casa José Régio e explorar a passagem pedonal que liga a Praça deste escritor ao Largo de S. Roque, para de seguida apreciar o pôr do sol na marginal. VER  Vila do Conde - entre a Casa José Régio e o Solar de S. Roque 

  
2014 05  11

"NUOVO"

No ovo
o povo
a ova
nova
e
o polvo
O mote
o bote
o lote
a lota
e
a luta
A sorte
forte
A porta
aporta
com a morte
da bota
A ementa
e
a
pimenta:
ensopado de enguias
e lulas guisadas
ou coelho com “potas”
e cavacas das caldas


2014 10 03 foto Victor Nogueira - Mindelo - Igreja (paroquial) de S. João Evangelista em dia cinzento

CONVITE PARA UMA VIAGEM VIRTUAL em  mindelo ao correr dos dias hodiernos


2013 10  03 Grafito em Lisboa  VER   Roteiro de Penélope com Ulisses - Fragmentos 01

2012 10 03 Ponhamos termo à valsa da burguesia e à mãe de todas as troikas -  ps-ppd/psd-cds/pp


2012 10 03PS não vota moção de censura ao Governo. Porque é responsável e preza a estabilidade. Está tudo dito sobre sócretinos e seguros passes de coelho. É o  esCavacar, vilanagem ! Tudo em família.  Tudo bons rapazes ! RUA COM ELES -  CGTP marca greve geral para 14 de Novembro


2010.10.03 - Nocturno em Setúbal (foto victor nogueira)

É noite e o silêncio é apenas quebrado pelo rápido matraquear no teclado. Para lá da janela, a escuridão enquanto em terra a iluminação pública parece um luzeiro de estrelas. Interrompo a arrumação dos livros - agora na secção de poesia depois do teatro - e como Alberto Caeiro assomo a esta janela onde a seara é grande mas os visitantes poucos para acenar ao mundo e às pessoas antes de recolher-me pra dormir. Dormir, uma imperfeição dos/das Deuses/as, por causa dos pesadelos e da perda de tempo tão escasso na nossa vida !  

Lurdes Martins
Amigo, bons sonhos, delirantes mas despertos.
E como eu gosto dessas tuas estrelas! Abreijo
12 ano(s)
Alice Coelho
gostei!!


~~~~~~~~~~

2010 10 03 E só foram 6 em 97 ! As estatísticas encerraram por hoje neste Kant_O, num domingo frio e chuvosamente peganhento 🙂

~~~~~~~~~~

2010 10 03 - É noite e vou acabar de arrumar a secção de poesia da minha biblioteca ! Não vale a pena estar aqui à espera de Godot ou de Godota 🙂

~~~~~~~~~~

2010 10 03 - Chove, faz frio e o tempo está muito nublado.  Dia bom para estar à lareira que não tenho, a ver as chamas esvoaçarem, como em Goios (Barcelos), na aldeia do meu avô materno, quando lá íamos no inverno.


Carmen Rosário Montesino
Boa tarde, Victor! Como não temos lareira viemos para o Facebook, lol :)))))))))))))))). Parabéns pelo status, belo como sempre !
12 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
Nops. Só venho aqui nos intervalos. Tenho de arrumar milhares de livros desalinhados nas prateleiras desde que tive de fazer obras na casa depois de ser vigarizado pela seguradora. Acabei a secção do teatro e agora estou na da poesia, a que se seguirá a da banda desenhada. Hoje leio os jornais aqui na internet porque não me apetece arrostar cm a chuva. Quem fica a perder é a minha mãe, que se terá de contentar com o devorar de livros para ocupar os seus 90 aos 🙂 Enviei-te "Crianças Voando" da Paula Rego. Vou almoçar, pois a massa indiana já deve estar cozida e o buraco no estômago está a ficar avantajado 🙂
12 ano(s)
Carmen Rosário Montesino
Já vi e adorei, obrigada Victor! Bom almoço, que eu já fiz o mesmo! Quanto a arrumar livros é tarefa boa para o dia de hoje! Eu prefiro lê-los e é o que vou fazer depois do Face 😉
12 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
Para lê-los preciso de ter os milhares organizados para saber onde estão e onde encontrá-los 🙂
~~~~~~~~~~

O silêncio não tem nós, é uma planície imensa, umas vezes seca, outras verdejante, mas por vezes a garganta sente os ditos como nozes duras de ... roer !

Sem comentários: