Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Textos em outubro 07

 * Victor Nogueira

2022 10 07 Foto victor nogueira - em Setúbal, na Doca da Pesca. Ao fundo, o edifício da Lota do Peixe, onde só entrei uma vez, de madrugada.

Após o descarrego das traineiras, o peixe para lá transportado era leiloado num linguajar para mim incompreensível, arrematado cada lote pelo maior preço.

Fora lá com o Fernando Pratas, para comprarmos peixe para um piquenique e convívio partidários.

2022 10 07 As "verdades" da USA/NATO a que temos direito, via CNN e similares, departamentos do Ministério da Verdade. Antão, só a Russsia Today e a Sputnik News é que são acusadas de propaganda e fake news? Ou há a propaganga e as fake news boas, as da USA/NATO/Zelensky/aiUÉ, e a progaganda e fake news inenarráveis, inadmissíveis, as da Federação Russa? 


2022 10 07"Après moi, le déluge" (Depois de mim, o dilúvio, o do holocausto nuclear) - Armas, armas, armas, é o que defende e regouga o putativo democrata e Servo do Povo, o putativo candidado a Prémio Nobel da Paz, estrénuo defensor dos "Direitos Humanos", incluindo os das Minorias, patrocinado pelos belicistas da USA/NATO/aiUÉ! 


2022 10 07 - 
De 1926 a 1974 em Portugal houve a "ditadura militar" e a democracia orgânica e corporativista, baseada nas teorias de Mussolini, aliado do "nacional-socialismo" alemão! Há quem por isso defenda que por isso essa foi a II República, a de Salazar e Caetano, a dos "bons portugueses/as", a dos "portugueses/as honrados/as" ou da "gente de bem"!

Aquela que em 1974/75 se tentou fosse substituída por uma sociedade socialista a caminho duma sociedade sem classes, defensora da Paz, solidariedade e cooperação entre os Povos, com dissolução dos blocos militares, a um dos quais Portugal sempre tem estado subordinado, a USA/NATO, desde a sua fundação e como democrático Estado, ainda no tempo de Salazar e Caetano!

Tendo em conta estes abonamentos, são 110 anos de democracia, 112 se generosamente for incluido o interregno das Comunas de Lisboa/Setúbal e do Alentejo que um dos chamados "pais" da democracia, "português honrado", clamava dever ser "esmagada".

EM TEMPO - Mas mesmo na Monarquia, após a Revolução Liberal que insituiu o parlamentarismo, com excepção do reinado de Miguel I, que abjurou a Carta  Constitucional, se se pode falar de "democracia" (a da burguesia em ascensão).


2021 10 07 Foto victor nogueira - Mindelo (Vila do Conde) - Igreja de S. João Evangelista e cruzeiro


2019 10 07 fotos victor nogueira - a mão por detrás das hortenses (Mindelo)

2019 10 07 Foto victor nogueira - A tarde de domingo estava soalheira, a marginal para Póvoa de Varzim cheia de trânsito e carros e as esplanadas plenas de pessoas. 

O meu  destino era a Igreja do Senhor Jesus dos Navegantes, em Caxinas (Vila do Conde) para fotografar um mural que vislumbrara na antevéspera. No relvado pombas brancas de cauda em leque debicavam grãos, indiferentes aos transeuntes. 

Contornando o  templo, em forma de barco, um homem de cabeça curvada para o chão, na companhia da sua sombra, seguia lentamente mexendo continuamente os dedos duma das mãos. 

Ao passar por ele verifico que esfarelava uma côdea de pão, deixando um rasto de alimento para as pombas que as ignoram. Nos bancos ao longo do mural. dedicado à pesca, velhotes solitários e silenciosos aquecem-se ao sol. Peixes são também o elemento figurativo da calçada à portuguesa. 

Verifico que há uma farmácia aberta na deserta rua nas traseiras da igreja e para lá me dirijo para adquirir pensos rápidos e Betadine, aguardando pacientemente que a empregada e uma cliente acabem de pôr em dia o que me parece ser pura calhandrice

2018 10 07 foto de família - em Évora,(1976 / 77) num dos terraços da casa da Rua Serpa Pinto, a dois passos do Giraldo, pisando azeitonas provenientes do monte dos meus sogros, em Santo Amador, na margem esquerda do rio Guadiana.

O casarão e terraço situavam-se no 2º andar do prédio, havendo um segundo terraço por cima, onde se estendia a roupa a secar e donde se avistavam a cidade e os campos em redor.



2014 10 07 Foto Victor Nogueira - Setúbal - Largo José Afonso (O vendedor de pássaros) - mural de Sérgio Odeith a partir duma foto de Américo Ribeiro - VER O DESENVOLVIMENTO EM  o vendedor de pássaros, por Américo Ribeiro e Odeith  
Mais murais de Sérgio Odeith em
 

Murais em Setúbal 14 - Avenida 22 de Dezembro



2014 10 07 foto victor nogueira - Mindelo - a praia 

1.
pastoso o nevoeiro
nos interstícios gélido
2.
rutilante o sol
generoso e cálido
3.
suavizante a brisa
um leve murmúrio
4.
na orla do mar
pálido o tempo
5.
cintilante ao luar
imprecisa a imagem
fantasmagórica

setúbal 2014.10.07


2013 10 07 foto victor nogueira Sintra e o Castelo dos Mouros 


2010 10 07Cavaco   e Soares são os pais do "monstro" ao iniciarem a destruição do aparelho  produtivo incluindo a "privatização" seguida de "abates" na indústria, na agricultura, nas pescas ... E também a "privatização" da educação, da  segurança social,... da justiça, da saúde ... tudo em benefício da banca, seguros, empresas de construção civil e obras públicas sem esquecer as grandes cadeias de distribuição alimentar e não só ! 

Sócrates foi apenas o discípulo aplicado, que em nome do "socialismo" que não perfilham servem para que desacreditem a esquerda ! ! Mas há mestres  que deram à sola, como Cavaco, Guterrres, Durão Barroso ... para voos  mais altos e bolsas mais anafadas, como também António Vitorino, Victor Constâncio... Tudo farinha podre do mesmo saco ! Mas o baile é sempre em  torno dos mesmos figurantes, sejam do PS, do CDS ou do PSD.

Com mais ou menos seguros passes de coelho sentados e reverentes. Se não é. tango é valsa, se não é valsa é swing !


Sem comentários: