Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

domingo, 16 de outubro de 2022

Textos em outubro 16

 * Victor Nogueira

2021 10 16 Foto victor nogueira - Alvorninha (Coutos de Alcobaça) Igreja de N. Sra da Visitação e cruzeiro ou padrão (1940) rolo 212 (1997 12) 

No caminho para Rio Maior resolvi desviar-me para Almofala e Alvorninha. Da primeira não vi rasto, mas a segunda revelou -se uma pequena povoação simpática, no meio da serra, com duas igrejas, a matriz, com um portal manuelino, e a da Misericórdia, consagrada ao Espírito Santo, alpendrada (galilé), ao cimo duma escadaria, tendo adjacente o que terá sido o hospital, agora ocupado por uma sociedade recreativa. O interior desta última igreja está coberto de azulejos não figurativos.

Junto à outra igreja, de N. Sra. da Visitação, com um portal manuelino, existem um cruzeiro (1940) e um painel de azulejos que relembra a passagem de D. Afonso Henriques por estas regiões, bem como o amanho das terras. Padrão testemunho das comemorações dos 400 anos da independência de Portugal e dos 300 da sua restauração.

Alvorninha foi uma importante vila e município dos Coutos de Alcobaça, mais notável que as Caldas da Rainha, mas essa grandeza esfumou-se com o passar do tempo e das águas.

Nos arredores, numa encosta, o edifício duma quinta, que não sei se será a de S. Gonçalo. (Notas de Viagem, 1997.12.09)

~~~~~~~~~~

2013 10 16 - escreve josé sócrates, do ps que se arroga de esquerda, apoiado por Mário Soares (o tal que elogiava o Governo e Passos Coelho) , que ele, Sócrates "[é] o-chefe-democratico-que-a-direita-sempre-quis-ter" ~~ Coitado do Tó Zé Seguro, para alegria das viúvas e dos viúvos ... de sócrates

~~~~~~~~~~

2012 10 15 - Sócrates é o que todos sabemos, mas foi Soares quem iniciou as privatizações e Cavaco quem iniciou o regabofe dos bancos privados como o BPN e o BPP ou as universidades privadas onde não dá auils - ele lá sabe porquê - mas licenciam à Relvas ou à Sócrates este ao domingo, com alunos e turmas fantasmas. Universidades da privada, a encher a bolsa dos cooperantes e a produzir fornadas de licenciados de lápis e papel condenados ao desemprego.

Bancos falidos ou em falência como o BCP Millenium, que privatizam os lucros e socializam os prejuízos graças às troikas internas e externas.

Governantes da troika ps-psd-cds que giram em rodopio entre os órgãos do governo e as administrações de grandes grupos económicos, como Ferreira do Amaral / PSD ou Jorge Cpelho / PS sem esqucer as Portas submarinas do CDS

~~~~~~~~~~

2010 10 16 - A   manhã  hoje está nebolenta, embora,  conseguindo esconder o Sol, deste   não consiga ocultar a claridade, embora do outro lado da avenida,  para lá das suas margens, nada se distinga, encoberto que tudo é  por  uma cortina ou véu  dum branco leitoso.

~~~~~~~~~~

2009 10 16 - Aceito sugestões soalheiras e sorridentes 🙂


Sem comentários: