Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sábado, 15 de outubro de 2022

Textos em outubro 15

* Victor Nogueira


Setúbal vista de Palmela - Foto Victor Nogueira)

2022 10 15No tempo do PS em que ainda não tinha sido implodida a Central termo-eléctrica de Setubal. tempos similares em que foi desactivada a Refinaria de Marosinhos, esta a favor da especulação imobiliária.

Clarificando, tempos do alterne PS/PSD, outrora acolitados pelo CDS/PP. que no futuro seguramente serão o Chega e os IL.

Tudo isto,em prol e defesa do Estado "Súcial", da "Súcial-Democraca" e do "Súcialismo em Liberdade"?!, a dos "portugueses honrados" e da "gente de bem"!?

Tudo contra o Estado Social ou, na verdade, contra o SOCIALISMO e a favor do Kapital? !

2022 10 15 - Ponto prévio - Tenho em dois dos meus grupos partilhado textos de Filipe Tourais, cujo conteúdo entendo merecer divulgação nas minhas modestíssimas plataformas. Disso Filipe Tourais tem conhecimento, pois não poucas vezes colocou lá um "like".

~~~~~~~~~~

De repente encontrei a informação abaixo reproduzida e tentei perceber o que sucedera. Mas nas minhas pesquisas verifiquei que Tourais "desaparecera" completamente. Recorrendo a uma das minhas amizades, ela disse-me que Filipe Tourais continuava vivo e de boa saúde, mas que no feed dele os meus comentários haviam sido apagados, pelo que ele me deveria ter bloqueado.

Folgo que o Filipe Tourais esteja vivo e de boa saúde, continuando a publicar os seus interessantes textos, embora por vezes discorde deles neste ou naquele aspecto [ou perspctiva]. Folgo pois que o maralhal possa continuar a deles ter conhecimento, embora já não por modestíssima iniciativa minha.

Ao comentário abaixo reproduzido Filipe Tourais havia replicado por cima da burra, que eu estava a ressuscitar fantasmas do passado, que isso para nada interessava, pois o que aí vem, de que as pessoas não teriam consciência, nada será comparado com o que se avizinha. (cito de memória)

Retorqui que não está ultrapassado falar de Pedro, Paulo, Cavaco & Marcelo, que não teria entendido (o sentido) da minha ironia e que nada no que eu escrevera permitia supor que eu não tenho consciência da grave crise económica e social que avassalará os povos da Europa (cito de memória).

A minha ironia referia-se ao facto de Pedro, Paulo & Cavaco, [desde sempre] elogiados por Marcelo, na sua política de empobrecimento, terem tentado passar, com êxito, a ideia [divisionista] de que rendimentos no valor de mil euros seriam rendimentos "milionários", caminho que a maioria absoluta do PS está a trilhar, com borlas simultâneas ao grande capital, agora sem constrangimentos dos empecilhos á esquerda (PCP, Bloco e Verdes).

Parece-me que Filipe Tourais dos meus modestíssimos e desenxabidos escritos apenas conhece o que [acildental e raramente] escrevo no seu feed de notícias, o que me não aquece nem arrefece, pois para mim há muito mais vida [consequente] para agir e viver fora das redes sociais.

Mas causa-me perplexidade que alguém que se encontra no campo da "esquerda", que se afirma social-democrata, por razões que o "condenado" desconhece, bloqueie, silencie e varra do seu "mundo virtual" alguém que, situando-se no campo da "esquerda", mas não social-democrata, está [aparentemente] irmanado no mesmo lado da barricada.

Apesar da atitude de Filipe Tourais, porque a minha postura na vida é outra, manteria nos meus grupos o que dele anteriormente neles havia partilhado.

Mas tudo o que eu partilhara desapareceu, não por iniciativa minha, mas porque ao bloquear-me isso teve como consequência que Tourais "apagou", com efeitos retroactivos, tudo o que dele anteriormenta eu havia "republicado".

Prontus. O bloqueio, liminar e total, de Tourais, por razões que desconheço mas talvez radicadas no facto de haver treslido a minha tréplica, impede-me de em privado, tentar entendê-lo e dizer-lhe, se fosse caso disso, o que atrás está escrito. Mas, pelos vistos, apesar da minha pretérita consideração por Tourais, esta não lhe terá merecido qualquer merecimento.

2021 10 15 Foto victor nogueira - Alpedriz (Alcobaça) - Igreja de N. Sra da Esperança e cruzeiro (rolo 231 - 1998 02)

Alpedriz era uma vila e sede de concelho. extinto pelas reformas administrativas do século XIX, passando a freguesia, por sua vez extinta em 2013, originando a União das Freguesias de Cós, Alpedriz e Montes, com sede em Cós.

Santa Maria Madalena era a padroeira do templo, que nos meados do século XVII passou a ser Nossa Senhora da Esperança.. Com a mudança de orago mudou também arquitetonicamente a igreja, restando poucos vestígios quinhentistas.

Nesta vila teria nascido Pedro Hispano, o única papa português, conhecido como João XXI (1215 - 1277). Pedro Hispano foi um famoso médico, filósofo, teólogo, professor e matemático português do século XIII, cujo pontificado durou apenas 8 meses,

«Alpedriz não pertencia aos Coutos de Alcobaça. é uma povoação estendida, possivelmente fundada pelos árabes, e que pertenceu à ordem de Avis. Defronte do novo edifício da junta de freguesia três painéis de azulejos contam a sua história desde os tempos da fundação.

Consta que o papa João XXI era natural desta povoação, por onde também teria passado Santo António, descansando junto a um pinheiro, hoje frondoso, perto da ermida do mesmo nome, pinheiro que golpes de machado não teriam por isso conseguido derrubar. Outra personalidade era o "Brasileiro", feito Visconde de Alpedriz por D. Carlos I, por ser bondoso para com os pobres 

A povoação tem outra igreja, mais imponente e adjacente ao cemitério, ao cimo duma escadaria, dedicada a N. Sra. da Esperança. Do pelourinho resta um bocado, num cotovelo de ruas, colocado no local onde outrora se erguia a Capela do Santíssimo, derrubada por alturas da I Grande Guerra.

Da toponímia registo as ruas da Saboaria, do Rio Moinho, da Fonte Santa, do Lameirão e da Fábrica, para além da travessa do Hospital. (Notas de Viagem, 1998.02.22)


2016 10 15 foto victor nogueira - nos tempos medievais os edifícios das câmaras municipais tinham arcadas no piso térreo, onde se mercadejava ou  reuniam as pessas, Tal como na de Srtúbal, cujo traçado é similar ao medieval.


2013 10 15 Eu não acredito em bruxas mas ...hoje partilhei uma nota - sobre a poesia no domingo - e duas fotos - uma sobre oeiras - jardim do marquês de pombal - e outra sobre a manif na ponte 25 de Abril 

Nada disto foi diferente do que faço habitualmente mas e de novo - ainda no início das identificações na da manif e ... pimba. Um aviso de que estava a fazer excessivas identificações pelo que se não  correspondesse acertadamente a 3 questões seria bloqueado por um tempo que não fixei. Como passei no teste, não fui ainda bloqueado. 

Um dia não saberei responder a uma qualquer das 3 questões e pimba, lá ficarei de pio cortado. Da última vez ficaria inibido de partilhar fotos, desta, aparentemente, para além de fotos, também as minhas inofensivas notas. Enfim ... Pode quem manda, obedece quem não manda LOL


2012 10 15
Creio ter sido com Jorge Sampaio que se deu a fuga de Durão Barroso lançando Santana~psd / Portas-cds para a frente e matando de seguida a criança ainda na incubadora abrindo caminho ao ps sócrates seguro. Sampaio-PS partiu para a ONU e, dos fugitivos, Guterres PS "refugiou-se" na ONU, Durão PSD sentou-se na UE e Cavaco PSD sucedeu a Sampaio na Presidência da República. O animal feroz do PS SÓCRATES SEGURO, esse não fugiu, mas agora goza dos rendimentos em Paris.

Seguro "resiste" e tenta cativar o Bloco, para ganhar um cheiro de esquerda. Mais pragmáticos, os senadores Nobre Soares Sampaio preferem que Cavaco PSD apadrinhe um governo de salvação conciliação acalmação nacional. a bem dos interesses que a troika representa e defende.

São tudo Goodfellas / Bons Rapazes


Sem comentários: