Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sábado, 22 de outubro de 2022

Textos em outubro 22

 * Victor Nogueira

2022 10 22 - O mistério dos 12 500 cêntimos! Ena pá, fiquei (quase, quase) milionário!

2022 10 22 - Através da Divisão do Facebook,  o Ministério da Verdade, sob controle da USA/NATO/aiUÉ, informa que as notícias do jornal Global Times estão sob controle da China.

2021 10 22 Fotos victor nogueira - Capela de S. Brás e cruzeiro, em Landim (Famalicão) (2016.09)

VER  famalicão: por entre igrejas, capelas e conventos


2018 10 22 - foto victor nogueira - não, não é um engarrafamento e transito congestionado mas um parqueamento de automóveis em Setúbal aguardando transporte rodoviário ou marítimo.

,
Catalunha

2017 10 22 Á Catalunha deve também Portugal a restauração da sua independência em 1640. Por ser mero peão entre os interesses das grandes potências após o seu declínio em 1580, deve Portugal a sua longevidade: Castela, França, Reino Unido, Alemanha nazi, EUA ... Mas tal como o resto da Europa, a chamada "União" Europeia, sem saldos demográficos positivos, está Portugal condenado à extinção enquanto houver barreiras e muros como Schengen e Vistos Gold.



2016 10 22Neva em Vila do Conde ? Ou tem nevado ? Népias. A long time ago,, era eu menino e moço, e no Porto  caíram sobre mim flocos de neve, na Praça da Liberdade, que mal esbranquiçaram o solo.

É tão linda a neve, nos filmes e nos postais ilustrados ! Pois foi uma desilusão numa visita de estudo à Serra da Estrela, que fiz com alunos da antiga EIC Évora nos idos de '77: Parecia-me esferovite branca misturada com acastanhada lama.

Por aqui o sol começou a romper as núvens azulando o céu, mas logo deve chuviscar.

Pois, mas a foto é um arranjo do Google, que sem me consultar decidiu  colocar o que lá não estava: neve. Tenham um bom e soalheiro fim-de-semana

foto victor nogueira - vila do conde


2013 10 22 Foto Victor Nogueira - Setúbal - estátua ao poeta Manuel Maria Barbosa du BOCAGE ~~~~  Auto-retrato

Magro, de olhos azuis, carão moreno,
Bem servido de pés, meão na altura,
Triste de facha, o mesmo de figura,
Nariz alto no meio, e não pequeno;

Incapaz de assistir num só terreno, 
Mais propenso ao furor do que à ternura;
Bebendo em níveas mãos, por taça escura, 
De zelos infernais letal veneno;

Devoto incensador de mil deidades
(Digo, de moças mil) num só momento,
E somente no altar amando os frades,

Eis Bocage em quem luz algum talento;
Saíram dele mesmo estas verdades,
Num dia em que se achou mais pachorrento.

Bocage ~ Poesias de Bocage ~ Lisboa, Comunicação, 1992 (4ª ed.)

VER 

Bocage na Rua - 30 + 1 Poemas - 01 - 2ª edição

Bocage na Rua - 30 + 1 Poemas - 03


~~~~~~~~~~

 2013 10 22Sendo a Constituição um documento político que abrange ou não, por omissão ou não, outras áreas, designadamente a económica, incorporando ou não outros direitos para além do sacrossanto direito de propriedade privada e da sua "remuneração" (restrito aos grandes grupos económico-financeiros), esta duma Constituição "neutra" e dum Tribunal Constitucional "apolítico" salvo na defesa dos direitos exclusivos à classe dominante é obra, seja ou não o governo de união, acalmação ou salvação nacionais, fruto do desiderato de uma maioria, um governo, um presidente, o sonho de sá carneiro/spínola também prosseguido pelo PS.

Tal como definia o Estatuto do Trabalho Nacional, de 1933, baseado em documento similar da Itália fascista da época, ou com as restrições ao célebre artigo 8º da Constituição da República "plebiscitada" em 1933 e que vigorou até 1974.

"O direito de conservação ou amortização do capital da empresa e do seu justo rendimento são condicionados pela natureza das coisas, não podendo prevalecer contra ele os interesses ou direitos do trabalho" (artº 16º do ETN 1933)

"Leis especiais regularão o exercício da liberdade de expressão de pensamento, e ensino, de reunião e de associação e da liberdade religiosa (...) (artº 8º # 2º da Constituição de 1933)

~~~~~~~~~~

2013 10 22 - Poesia

Do fundamentalismo
sabes a ideia feita
imperfeita;
o solecismo
o preconceito
sobranceiro
com jactância em abundância !
O espelho baço
e oco do sufoco !
O azorrague
a polé
o pelourinho
a porta da dimensão esquemática
problemática
Em mágoas te prendes
e não surpreendes
cercada dos teus ais !
Quem de ti te libertará ?
Qual a hora ?
Em que dia ?
Setúbal 2013.10.22

~~~~~~~~~~

Que encruzilhada esta
em que 
pedra a pedra
pinto o que sinto
e
sinto o que pinto
e não minto
quando mentes o que sentes
brincando na eira
de peneira na mão
com o povo sem pão ?
Setúbal 2013.10.22

~~~~~~~~~~

De mim não te sirvas,
que a minha verve não serve nem ferve.
Gosto ou desgosto, é fogo posto.
O ginete sem florete
rodeio o floreio
Setúbal 2013.10.2

~~~~~~~~~~

Quebrado o arado
sem os deuses que endeusas
onde a veia que ateia
e semeia ?
Onde a teia
aranha ou piranha ?
Patranha ?
Setúbal 2013.10.22

~~~~~~~~~~

De negro te vestes
e
do amor retenho a flor
não a dor
do teu ciúme
ao lume
Setúbal 2013.10 22

Sem comentários: