Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

domingo, 23 de novembro de 2025

Economia doméstica (22) - - Caldeirada e massada de lulas e marisco

 


Como cozinhar  massada de lulas, camarão, ameijoas, berbigão   e mexilhão?  de lulas e mexilhão são dois pratos distintos que partilham ingredientes base, mas diferem no método de confeção e na apresentação. A massada é um prato de massa em molho, enquanto a caldeirada é um guisado em camadas que tipicamente inclui batatas. 

Como cozinhar Massada de Lulas e Mexilhão

A massada é um prato de massa de tacho único, onde a massa absorve o sabor do molho de tomate e marisco.

Ingredientes principais:

  • Lulas limpas e cortadas em argolas
  • Miolo de mexilhão (opcionalmente cozido previamente)
  • Massa curta (ex: cotovelinhos, macarrão riscado)
  • Tomate, cebola, alho, azeite, vinho branco
  • Temperos: sal, pimenta, polpa de tomate, louro, salsa ou hortelã 

Passos de preparação:

  1. Refogue a cebola e o alho picados em azeite num tacho. Adicione uma folha de louro.
  2. Adicione as lulas e deixe-as cozinhar por alguns minutos. Junte o tomate em cubos, a polpa de tomate e o vinho branco.
  3. Cozinhe o molho em lume médio até que as lulas comecem a amaciar e o molho apure. Pode adicionar um pouco de caldo de marisco, se desejar.
  4. Junte a massa e a água ou caldo necessários para a sua cozedura. Cozinhe de acordo com as instruções da embalagem, mexendo ocasionalmente.
  5. Adicione os mexilhões (se já estiverem cozidos, junte apenas no final para aquecer) e tempere com sal e pimenta a gosto.
  6. Finalize com salsa ou hortelã picada fresca. 





Como cozinhar Caldeirada de Lulas e Mexilhão

A caldeirada é um guisado tradicional português, caraterizado por ser cozido em camadas, sem (ou com pouca) adição de água, pois os próprios ingredientes libertam os seus líquidos. 

Ingredientes principais:

  • Lulas limpas e cortadas
  • Mexilhões (com ou sem casca)
  • Batatas cortadas às rodelas
  • Cebola, pimento (vermelho e verde), tomate maduro, alho, azeite
  • Temperos: sal, pimenta, colorau (pimentão doce), louro, vinho branco, salsa 

Passos de preparação:

  1. Prepare a base: Num tacho largo, crie camadas alternadas de cebola em rodelas, pimentos em tiras, tomate em rodelas e alho picado.
  2. Adicione os mariscos e batatas: Coloque uma camada de lulas e, de seguida, uma camada de batatas cortadas.
  3. Tempere e regue: Tempere cada camada com sal, pimenta, colorau e louro. Regue generosamente com azeite e um pouco de vinho branco.
  4. Repita as camadas com os restantes ingredientes, terminando com uma camada de vegetais ou marisco no topo.
  5. Cozinhe lentamente: Tape o tacho e leve a lume brando por cerca de 30 a 40 minutos. Não é necessário mexer; os ingredientes cozinham a vapor nos seus próprios sucos. Para garantir um cozimento uniforme, pode abanar o tacho ocasionalmente.
  6. Adicione os mexilhões: Junte os mexilhões nos últimos 10-15 minutos de cozedura, para que abram e cozinhem no vapor do guisado.
  7. Finalize com salsa picada e sirva, tradicionalmente, com pão saloio torrado para molhar no molho. Pode encontrar receitas detalhadas, por exemplo, no site do Pingo Doce ou da Pescanova


Caldeirada de Lulas e Marisco 

A caldeirada é um guisado rico, com camadas de legumes e peixe/marisco, cozidos lentamente numa panela larga ou cataplana. 

Ingredientes Principais

  • Os mesmos mariscos e lulas da massada
  • Batatas, cebolas, tomates e pimentos (cortados em rodelas ou cubos, para dispor em camadas)
  • Azeite, alho e louro
  • Vinho branco e/ou um pouco de água saborizada (com cascas de camarão, por exemplo)
  • Coentros e, opcionalmente, azeite de dendê ou leite de coco para um toque diferente 

Instruções Passo a Passo

  1. Prepare a base: Num tacho largo ou cataplana, deite um fio generoso de azeite. Disponha camadas de cebola, batata, pimentos e tomate.
  2. Adicione os ingredientes: Intercale camadas dos legumes com as lulas e os mariscos mais "duros" (lulas, berbigão, ameijoas, mexilhões). Tempere cada camada com sal, alho picado e, se quiser, uma folha de louro.
  3. Líquido e cozedura inicial: Regue com vinho branco e/ou água até cobrir grande parte dos ingredientes. Tape bem a panela e deixe cozinhar em lume brando por cerca de 15-20 minutos, ou até as batatas estarem quase cozidas.
  4. Adicione o camarão e finalize: Junte o camarão cru por cima das camadas e cozinhe por mais 5 a 10 minutos, garantindo que o camarão fica cozido e os bivalves abrem.
  5. Ajustes e serviço: Verifique o tempero, adicione coentros picados e um fio de azeite final. A caldeirada deve ter bastante molho. Sirva quente, tradicionalmente acompanhada com pão torrado para molhar no caldo delicioso. 

Para uma demonstração da preparação de uma caldeirada, incluindo a adição de diferentes ingredientes:


VER

 Economia doméstica (21) - Cozlinhar marisco

Economia doméstica (19) - Mariscos (propriedades nutritivas e culinária)

Sem comentários: