Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Letras empilhadas, ano após ano, em Dezembro, 12, (re)colhidas em 2024

 

12 de dezembro de 2011

Dia dos Encantamentos é quando um homem e uma mulher quiserem. O probleminha é Cadê a namorada ? Namoradinha que não seja mandona e que seja descomplicadinha ! E há vontades muito aperreadas e aprisionadas, cheias de cadeias em cadeia !


Walt Disney Animation Studios' Steamboat Willie
12 de dezembro de 2014  · 
um dos primeiros filmes que vi, de que me recordo, no Porto, com o meu avô Luís, com quem ia ao café, em 1949/50 
12 de dezembro de 2014  · 
 

foto victor nogueira - setúbal - nascer do sol visto duma das varandas no cimo da torre no alto duma encosta (o moinho é recordação dos da zona de Mafra / Ericeira)


 12 de dezembro de 2018

foto Isabel CF - Com a Teresa, em Mora, em Agosto, no Verão Quente de 1975, na terra onde nasceram o meu avô e tios-avós paternos..

"PELA CONSOLIDAÇÃO DA DEMOCRACIA, RUMO AO SOCIALISMO,. PELO SOCIALISMO PROLETÁRIO CONTRA O SOCIALISMO BURGUÊS."

Semanas depois, a 25 de Novembro, venceria o "súcialismo" burguês. Há um outro mural da mesma altura, em Mora, que se reproduz abaixo:

CAMARADA NÃO TE DEIXES ILUDIR COM FALSOS SOCIALISMOS. SOCIALISMO HÁ SÓ UM, O SOCIALISMO PROLETÁRIO O QUE LIBERTA O HOMEM DA EXPLORAÇÃO DO CAPITALISMO E O CONDUZ AO COMUNISMO. NÃO TE ILUDAS, NEM COM FALSOS SOCIALISMOS NEM COM FALSAS LIBERDADES 

VER

Pela estrada fora, presumivelmente em Mora.



Foto Victor Nogueira - Mural em Mora, Agosto 1975

CAMARADA NÃO TE DEIXES ILUDIR COM FALSOS SOCIALISMOS. SOCIALISMO HÁ SÓ UM, O SOCIALISMO PROLETÁRIO O QUE LIBERTA O HOMEM DA EXPLORAÇÃO DO CAPITALISMO E O CONDUZ AO COMUNISMO. NÃO TE ILUDAS, NEM COM FALSOS SOCIALISMOS NEM COM FALSAS LIBERDADES

6 a
 
José Almeida
Na mensagem assinada pelo PCP há expressões que, lamentavelmente, não usamos mais. Saudades daqueles tempos de esperança!
6 ax

12 de dezembro de 2018  · 

😂

auto.retrato em 2018.12.12 - "Tirei-lhe dez kg de cima", comentou-me anteontem, com os habituais sorriso e bom-humor,  o chef Chagas, de boina dentro da barbearia, após me ter desbastado a juba,  não leonina mas dragonesca, pk "o Porto, carago, é uma naçóm!".

O fundo mudou em cima, à esquerda, a reprodução dum Manet: "Un bar aux Folies-Bergère". Ora, clica na foto para confirmares, ali ao lado dos dois escafandristas da PlayMobil, do meu pequeno Museu do Brinquedo.

~~~~~~~~~~

Elisa Fardilha
Estás com cara de quem já não gosta do Natal! Eu ando assim! Ansiosa que chegue Janeiro!
🥰
VictorNogueira
Pois.O Natal já não tem a magia das nossas infâncias e juventude LOL. Agora é também a trabalheira de escolher e oferecer presentes com um cunho   pessoal e nada receber ou receber - salvo notáveis excepções - uma traquitana ou ... ... um par de meias 
😛
Elisa Fardilha
O Natal deixou de ter importãncia para mim desde que a minha mãe foi para o lar, acabando por falecer...um pedaço de mim foi com ela. Nada nem ninguém a substitui. Dezembro é um mês terrivel, pois ela faria anos dia 23.
Elisa Fardilha
As prendas nada me dizem. Ofereço-me a mim mesma. A minha filha encarrega-se de comprar as da restante família...sufocam-me as multidões.
🥰
Victor  Nogueira
Elisa Fardilha Eu gosto de oferecer e receber presentes e lembranças às e das pessoas de quem gosto, como pequenos gestos de atenção 
😛
Elisa Fardilha
Em tempos idos que já lá vão...tembém gostei de isso tudo...agora nada me diz nada!!!
😘
Victor  Nogueira
Elisa Fardilha As pessoas estão sempre vivas enquanto perdurarem na memória de quem as amou e conheceu.
eugénio de andrade / o lugar da casa
Uma casa que nem fosse um areal
deserto; que nem casa fosse;
só um lugar
onde o lume foi aceso, e à sua roda
se sentou a alegria; e aqueceu
as mãos; e partiu porque tinha
um destino; coisa simples
e pouca, mas destino:
crescer como árvore, resistir
ao vento, ao rigor da invernia,
e certa manhã sentir os passos
de abril
ou, quem sabe?, a floração
dos ramos, que pareciam
secos, e de novo estremecem
com o repentino canto da cotovia.
Elisa Fardilha
Formas diferentes de pensar!


12 de dezembro de 2020  · 

Foto victor nogueira - Santo Estevão (Sabugal)  fonte e lavadouro público 1937 (rolo 363)

Santo Estevão

Fotos a bica com duas fontes e lavadouro público, coberto, “obra de 1937 do Professor Joaquim Manuel Martins Nabais”. No mesmo largo e mais acima uma pequena capela com galilé, granítica e de janelas ogivais, com uma torre de menagem, com arco aberto. 

Há muitas casas novas, o que demonstra alguma riqueza,  mas de mau gosto. Há muitas bicas pelas ruas.

Para SE de Sabugal é a Serra da Malcata, que “conheço” dos autocolantes “Salvem o tigre da Serra da Malcata” (Notas de Viagens 1998.07.12)


12 de dezembro de 2022  · 

Foto victor nogueira - Castanheira do Ribatejo - Ermida de São João Baptista  (IMG_0518)

Havíamos saído da A1 rumo ao Carregado para que o Rui pudesse atestar o depósito do  Fiesta II numa bomba da BP, porque não o fizéramos á saída de Setúbal, logo ali a dois passos da porta de casa. O depósito já não dava para chegar a uma área de serviço na auto-estrada.

Em busca da bomba de abastecimento da BP deparei-me com esta capela, que não consegui identificar, apesar das minhas pesquisas na internet.

De qualquer modo, alcançada a referida bomba, não  aceitavam o cartão de abastecimento, pelo que partimos em busca de outra. antes de retomarmos a A1, rumo ao Mindelo, nesse dia 31 de Outubro, p.p.

EM TEMPO -  Após laboriosas pesquisas consegui identificar o templo, afinal mais antigo do que supusera. Trata-se da ...

«Ermida de São João Baptista -    Fundada pelos Condes da Castanheira, em 1554, tinha por baixo do adro uma nascente, cuja água corria para um pequeno tanque, onde o gado bebia, de passagem pela estrada (hoje Estrada Nacional nº1).  O brasão dos Ataídes, está colocado por cima da entrada.»  

In  “Núcleo histórico da Castanheira do Ribatejo”           

12 de dezembro de 2022  · 

Eh pá! Quais são a mensagem e a substância? Parecem daquelas crianças entre birras para chamarem a atenção dos papás e titis, embevecidos e deslumbrados com as tiradas tarameladas dos rebentinhos. LOL

Diz a popular sabedoria que "ao  menino e ao borracho põe Deus a mão por baixo!"

Sem comentários: