Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

Na morte de Óscar Niemeyer

 * Victor Nogueira


6 de dezembro de 2012  · 

Óscar Niemeyer

«Os mesmos jornais e televisões que atacam os comunistas sem piedade rendem homenagem a Oscar Niemeyer. Porque era um génio, porque era um sonhador, porque era um humanista. Mas nunca por ter sido comunista. Essa é a parte que escondem para que não se saiba que é a rebeldia que estimula a arte e a cultura. Niemeyer era comunista como Pablo Picasso, Bertolt Brecht, Pablo Neruda, Carlos Paredes, Lopes Graça, Maiakovsky, Lorca e Tina Modotti." (pelo Bruno Carvalho)»

Em Portugal morreram outros dois comunistas - Joaquim Benite, encenador teatral, e Papiniano Carlos, escritor.

~~~~~~~~~~
Isabel Carmo   ❤-=*
12 a

Clara Roque Esteves  Vitor, cada um de nós deve ser visto na sua dimensão humana. Se tivermos um DOM que nos conceda a imortalidade ao nível da nossa obra, tanto melhor. Ele foi evocado, tanto quanto ouvi ( e foi muito), na sua dimensão humana, humanista e técnico ( arquitecto e engenheiro), tendo sido realçado o seu desempenho enquanto militante comunista. Mas a grande dimensão dele enquanto HOMEM centra-se no legado enquanto arquitecto. É isso que lhe dá a IMORTALIDADE. os outros papeis são secundarizados por este. Bjos.
12 a
 
Jose Carlos Cardoso - saravá...O poeta do betão e AMO das curvas...deixa a sua obra como disse um dia ás "Mulheres nas formas para sempre das curvas do corpo que deixa para sempre na sua arquitectura da vida...do povo e para o povo dos sem terra foi e será a referência vermelha nos seus muitos anos COMUNISTA !!! Arquitecto POETA !!! fostes e serás sempre uma das minhas referências na prosa e na poesia na mensagem que passas-te ao UNIVERSO no traço da tua VIDA AMOR .jccg 6dez.2012 BOR tenho pena que nada haja de referência na minha Pátria em nenhuma obra MESTRE !!! mas as razões até na liberdade e democracia são contra os olhos vermelhos no abrigo do Cosmos. 17h.30m Amo como vistes sempre a Arquitectura os pobres e o MUNDO.
12 a

Filipe Chinita - não é isso que o próprio disse em toda a sua vida.
12 a
Filipe Chinita
foi
12 a

Maria Augusta Carvalho - Denuncio e divulgo partilhando. Obrigada
12 a

Eduardo Martins Ser ou não ser ,não é a questão para avaliar a vida e obra de um "Mestre" ...
12 a

Joaquim Correia - Mais que um Mestre da Arquitectura, Niemeyer foi um homem bom.
12 a

Jose Carlos Cardoso - saravá...AMO é arte...Visão..É Mundo ...A palavra é o Cosmo !!! AMOR é o que fica ao UNIVERSO nos olhos vermelhos Oscar Niemeyer...Obrigado meu MESTRE...traço.
12 a

Nala Marques - /Mais uma estrela a brilhar no Ceu !
12 a

Antonio Jose Simoes  Até sempre Camarada, Obrigado pela Luta que travas-te contra a ditadura brasileira, ...
12 a

Filipe Chinita - no céu, não! nos nossos humanos corações.
12 a

Jose Carlos Cardoso - saravá...Poeta do Betão !!! obrigado p,lo olhar do teu Cosmo Universo dos sem terra e sem abrigo.
12 a

Nala Marques - Oscar Niemeyer

Olhando este rosto: vejo um Mestre!
Vejo bondade e muita compaixão!
Vejo um ser Humano sem idade;
Vejo carinho e ternura,
Vejo perdão.
Vejo neste calmo rosto
Alma e coração.
Vejo um Irmão.
nala*
12 a

Naciolinda Candido - os génios nunca morrem.
12 a

Maria Eduarda Costa - Mas fazem muita falta !
12 a

Joaquim Pessoa - E, já agora, José Carlos Ary dos Santos, Carlos de Oliveira e José Saramago, entre outros... Abraço!
12 a

Dalila Bidet - O Mestre|
12 a

Manela Pinto - sem palavras, grandes homens que partem mas nao morrem
12 a

Silvio Siqueira - O que dizer, ' o Brasil perde uma JOIA, que vai ser dificil repor.
12 a

Isabel Maria - Grata pela homenagem que fazes a estes grandes Homens...bjs
12 a

Manuela Vieira da Silva - Estou de acordo com a Clara Roque Esteves e subscrevo tudo o que deixou no seu comentário. As pessoas livres de pensamento, que não se subjugam a qualquer tipo de ditadura, procuram apoiar as suas convicções de liberdade, justiça, igualdade... onde se sentem melhor. Mas o que se deve realçar neste Homem em potência é ter sido quem foi na sua vida e a forma como viveu.
12 a

Manuela Vieira da Silva - Assim como todos os artistas, poetas, escritores... grandes homens, um exemplo para a sociedade, que deixaram um legado inesquecível. Não são os partidos que fazem os homens, são os homens que fazem os partidos. E são eles que devem ser homenageados, independentemente....
12 a

Clara Roque Esteves - Quem conhece Picasso pela sua filiação ao PC francês? Conhecem-no pela sua obra.
12 a

Victor Nogueira - Clara Roque Esteves e Manuela Silva Um homem ou uma mulher são indissociáveis da sua mundividência que pode ou não ser humanista. E sendo humanista, atendendo ao tempo e às circunstâncias em que vive, será portador duma ideologia progressista.

O argumento de que se desconhece que Picasso foi militante do PCF só dá razão ao que o Bruno escreveu. O pintor não é indissociável do cidadão, que aoiou a República Espanhola contra a barbárie nazi-fascista de Hitler-Mussolini e Franco. E a sua obra só voltou por decisão sua a Espanha após a morte de Franco.

Niemeyer foi perseguido pela ditadura brasileira, tal como Chaplin nos EUA

A genialidade tanto habita em Deus como no Diabo. Niemeyer, Picasso e Chaplin, sendo humanistas,tomaram partido. Por muito que a burguesia queira fazer crer que o povo, os trabalhadores e os comunistas são feios, porcos, ignorantes e maus, massa bruta que cheira mal e veste pior
12 a

Manuela Vieira da Silva - Explica-te melhor, Victor.
12 a

Clara Roque Esteves - Claro! Eu privilegio a vertente humanista. E concordo com a Manuela Silva quando ela afirma que são os homens que fazem os partidos. E por acaso até andam cumprindo bem mal o seu papel, todos eles. Temo por eles, partidos, e por nós mulheres e homens, enrolados nesta teia de interesses e de total desumanização.
12 a

Manuela Vieira da Silva - Com esse comentário, concordo, Victor Nogueira.
12 a

Isabel Ramos - todos os verdadeiros comunistas são humanistas, como é óbvio!
12 a

Manuela Vieira da Silva - Victor Nogueira, não vais acreditar no que te vou dizer... Só fiquei a saber que o Zeca Afonso era do partido comunista quando morreu. Até aí, e já o conhecia antes do 25 de Abril, nunca o associei ao partido, mas a um homem de esquerda, sim, ligado à música e à poesia, humanista e intervencionista. Posso ter ideais, ser activista noutro tipo de grupos, ou não, e ter as minhas convicções e viver de acordo com elas, sem obrigação de qualquer filiação.

Pois, mas nem todos os humanistas são comunistas, como é óbvio.
12 a

Ana Albuquerque - "A vida humana é muito pequena e muito dura e é preciso não desistir dos ideais, pelas mudanças políticas e sociais necessárias. Por isso, temos ainda um longo tempo de luta pela frente. O homem tem que se interessar pelas coisas, literatura, filosofia, história, não para ser intelectual mas para ter uma ideia da vida, que tem que ser vivida com solidariedade, senão não adianta. Mais importante do que a arquitectura é estar pronto p’ra protestar e ir para a rua, isso é que é importante, é o sujeito se sentir bem, sentir que não é um merda, que ele tá aqui p’ra ser útil...”
(Oscar Niemeyer)

Nem todos têm a capacidade para perceber isto e muito menos partilhar destes ideais.
12 a


Manuela Vieira da Silva - Eu entendo, Ana Albuquerque. Nunca fui do partido comunista, mas já colaborei com muitos comunistas e fui a manifestações.

A coerência está para a consciência, como a acção está para o ideal. Isto, sim é indissociável, ou deveria ser.
12 a

Clara Roque Esteves - Lindas meninas e amigas Manuela Silva e Ana Albuquerque, assim como ao mui querido amigo Vitor Victor Nogueira, despeço-me até amanhã com um abraço. Amanhã podemos continuar o debate que o Vitor proporcionou. Bjos.
12 a

Manuela Vieira da Silva - Boa noite, Clara Roque Esteves, também vou dormir. Bjos.🙂
12 a

Victor Nogueira - Manuela Silva José Afonso, sendo um homem solidário e progressista, nunca foi militante do PCP.

Clara Roque Esteves A vida é tb sangue e lama. Os partidos não são igrejas, são associações de homens e mulheres com objectivos políticos. E não são todos iguais Mas, como dizia Lenine, «A revolução faz-se com os homens e mulheres com as virtudes e defeitos do tempo e lugar em que estão»

E é na prática que se testa a teoria e se demonstra a validade (verdade/falsidade) da acção/prática.
Remeto para finalizar

 O Nosso Partido

O nosso partido
é o futuro no presente construído
Na praça se demonstra
Na praça se vê
Na praça se ouve
Na praça se diz
.
Abril é passado
presente o deserto
esperança o futuro
.
Fora dele....... deste nosso partido
sem vida é o presente
sem humanidade o futuro
vazios os campos
inóspita a cidade

1982 | 1992
No comboio para o Barreiro
12 a
 
Fátima Correia - Pelo que leio Niemeyer foi militante do PCB - se saiu ou não, desconheço - mas nunca renegou os valores do comunismo e a sua opção de classe.

Quanto aos restantes citados por Bruno, este apenas refere os seus ideais comunistas. Embora seja natural que os defendam organizados em partidos que se reclamam do marxismo e do comunismo
12 a

Graça Maria Teixeira Pinto - Que interessa se era comunista ou não? Era um génio.The end
12 a

Victor Nogueira - LOL Graca Maria Antunes Tb Hitler foi um génio, mas do mal LOL
12 a

Jose Ferreira - Fátima Correia, não é bem assim. Óscar Niemeyer saiu do PCB no congresso do "racha"... com toda a esquerda. Os que ficaram levaram o PCB para a direita ao ponto de mudar o nome do partido para PPS. Logo de seguida, essa "racha" faz uma conferência de onde sai o PCB actual (aproveitando a mudança de nome do PPS, o novo partido recuperou o velho nome). Niemeyer não só desenhou o cartaz da dita conferência, como é o autor do seu lema: "Enquanto houver miséria e opressão, ser Comunista é a nossa opção."
 
O líder do grupo de Niemeyer que "saiu" do congresso em 1990  


10 congresso PCB - O Racha

12 a

Victor Barroso Nogueira - Grato, Jose Ferreira pelo esclarecimento, prestado tb a Fátima Correia
12 a

Ana Albuquerque - Fátima Correiia, já depois de ter feito 100 anos, Niemeyer disse isto: "Enquanto houver miséria e opressão, sermos Comunistas é a nossa decisão". Não me parece que tenha deixado de ser comunista.
12 a

Maria Amélia Martins - exatamente José Ferreira, tambem me contaram assim...
12 a

Victor  Nogueira - Fátima Correia A comunicação social em Portugal, ao contrário de FC, refere-se a Niemeyer como sendo comunista, citando a sua frase que Ana Albuquerque cita e consta do cartaz cuja reprodução José Jose Ferreira me enviou e reproduzo. "Cartaz que o camarada Oscar Niemeyer fez para a arrecadação de fundos do processo de reconstrução revolucionária do PCB, no início da década de 90.", segundo Gabriel Mendanha Guarani-Kaiowá e o PCB

José Ferreira diz que Niemeyer e muitos outros comunistas saíram do PCB qd este se transformou em pps, no IX Congresso, em 1991, não deixando de ser comunista e retornando ao PCB no ano seguinte, nas condições que JF refere tal como o PCB:

«Quando o nosso Partido foi atacado pelo liquidacionismo, no IX congresso em 1991, lá estava ele, no plenário do auditório da UERJ para dizer: “Enquanto houver miséria e opressão, ser comunista é a nossa decisão”.

Após a ruptura com os liquidacionistas, que viraram as costas para a história, em 1992, Oscar Niemeyer foi eleito o presidente de honra do PCB».

http://pcb.org.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=5154:oscar-niemeyer-uma-legenda-comunista-para-a-historia&catid=25:notas-politicas-do-pcb

Aliás, o próprio site do PCB - http://pcb.org.br/portal/
 - refere largamente Niemeyer em vários artigos.

Apesar dos esclarecimentos e do vídeo reproduzido por José Ferreira reconhece Fátima Correia o seu equívoco ? Não.!

Para ela Niemeyer e a maioria dos comunistas citados por Bruno Carvalho deixaram de sê-lo e saíram em ruptura com os respectivos partidos. Quem são eles ? « Pablo Picasso, Bertolt Brecht, Pablo Neruda, Carlos Paredes, Lopes Graça, Maiakovsky, Lorca e Tina Modotti»

A estes Joaquim Pessoa acrescenta, indubitavelmente, « José Carlos Ary dos Santos, Carlos de Oliveira e José Saramago, » e eu, tb indubitavelmente, dois falecidos nesta data: Joaquim Benite e Papiniano Carlos.

Dará sempre jeito a «liquidacionistas» do ideal comunista reescrever a história e minimizar quem está do lado do futuro e do pé descalço e não renegou os ideiais do comunismo, da solidariedade e do humanismo não capitulacionistas?

Eis o cartaz
https://www.
Oscar Niemeyer: uma legenda comunista para a história
PCB.ORG.BR 
12 a
 
Graça Maria Teixeira Pinto - Victor Nogueira: Niemeyer: Um génio q por acaso era ou foi comunista.Hitler era um génio? Ou uma aberração? : ) Eu só queria chegar ao seguinte: para que havemos de pôr rótulos nas pessoas? Admirar ou não apenas pelo homem, pela obra.
12 a

Victor  Nogueira - Graça Graca Maria Antunes - Dizer que alguém é comunista não é um rótulo, mas sim um atributo, uma condição. A burguesua e não só é que usa essa treta dos rótulos para escamotear, para esconder o que lhe desagrada ou qd não tem argumentos.. Lê o que atrás escrevi noutros comentários.

Niemeyer e outros assumiram a sua condição de comunistas, que algumas pesoas querem esconder ou escamotear. Pk os comunistas tal como os trabalhadores e os pobres são para eles poircos, sujos, maus, analfabrutos e cheiram mal. Esta e a essência da questão.

Niemeyer e outros não foram comunistas «por acaso». Foram-no por opção por convicção assumida e sofreram perseguições não por acaso mas por serem comunistas. o que é radicalmente diferente

Quanto à genialidade - ela existe nos homens e nas mulheres quer para o bem, quer para o mal. E muitos génios não encontraram ao longo dos tempos ocasião ou condições para se expressarem ou rrevelarem
12 a

Victor   Nogueira - A Fátima Correia baralha o jogo e quer ficar com os trunfos todos ? E sobretudo não sabe ou não quer ler ou debater. Prefere a xicana ? Na xicana não alinho !

Eu não disse que o pc (o português ou todos ?) é/são o(s) dono(s) do seu bla- bla bla Agora é natural que as associações sejam constituídas por pessoas que comungam de determinados valores embora desse modo tb influenciem os seus membros ou simpatizantes.

E não me venha com essa dos mortos e das ditaduras e das liberdades. Olhe para os países capitalistas ou católicos. Estude história e veja qual a percentagem de mortos ou genocídios culturais e populacionais provocados pelas guerras religiosas [ com os cristãos e católicos em lugar destacado como responsáveis ] os mortos em resultado da repressão das revoltas camponesas na Europa ou das revoluções burguesas como a Britânica ou a Francesa ou os genocídios perpetrados pelas "civilizações" europeias nas américas, em áfrica, na austrália.

Ditadura nunca mais ? Não precisa de sair de Portugal para ver a bela democracia que ps-psd.cds instalaram em Portugal depois de 1975: uma sociedade da abundância e bem estar quer a maioria não vislumbra ! Liberdade ? Que liberdade tem quem não tem trabalho ou rendimentos ? A quem pertencem os meios de comunicação influentes ? Mas apesar disso, encontra lá notícias – não todas – sobre o estado “súcial! A que chegámos estamos com o “socialismo” em liberdade. Leia a Declaração Universal dos Direitos do Homem da ONU e outras complementares e posteriores.
- até ver - e de Brecht

Precisamos De Você.

Aprende - lê nos olhos,
lê nos olhos - aprende
a ler jornais, aprende:
a verdade pensa
com tua cabeça.
Faça perguntas sem medo
não te convenças sozinho
mas vejas com teus olhos.
Se não descobriu por si
na verdade não descobriu.
Confere tudo ponto
por ponto - afinal
você faz parte de tudo,
também vai no barco,
"aí pagar o pato, vai
pegar no leme um dia.
Aponte o dedo, pergunta
que é isso? Como foi
parar aí? Por que?
Você faz parte de tudo.
Aprende, não perde nada
das discussões, do silêncio.
Esteja sempre aprendendo
por nós e por você.
Você não será ouvinte
diante da discussão,
não será cogumelo
de sombras e bastidores,
não será cenário
para nossa ação

~~~~~~~~~~~~~

Louvor ao Estudo

Estuda o elementar: para aqueles
cuja hora chegou
não é nunca demasiado tarde.
Estuda o abc. Não basta, mas
Estuda. Não te canses.
Começa. Tens de saber tudo.
Estás chamado a ser um dirigente.
Freqüente a escola, desamparado!
Persegue o saber, morto de frio!
Empunha o livro, faminto! É uma arma!
Estás chamado á ser um dirigente.
Não temas perguntar, companheiro!
Não te deixes convencer!
Compreende tudo por ti mesmo.
O que não sabes por ti, não o sabes.
Confere a conta. Tens de pagá-la.
Aponta com teu dedo a cada coisa
e pergunta: "Que é isto? e como é?"
Estás chamado a ser um dirigente.
12 a

Graça Maria Teixeira Pinto - Victor Nogueira: E eu q só disse q o O.N. era um grande arquitecto, independentemente da ideologia...Respeito o q os outros pensam..Acho q todos queremos o mesmo: Paz, liberdade,e igualdade.Utópico, óbvio, mas não custa sonhar."Aponte o dedo, pergunta" Beijinho!
12 a

Ana Albuquerque - Fátima Correia, é necessário não confundir os ideais com os que, na prática, os adulteram. Os homens morrem, os Partidos acabam, os ideais permanecem. E é em nome deles que temos de nos bater. Por uma forma mais justa, mais igual e mais solidária de viver. E isto, quer a senhora queira, quer não queira, tem de convir que não é apanágio dos partidos de Direita. Olhe, e já agora Bom Natal! 🙂
12 a

Ana Albuquerque - Aliás, BOM NATAL a todos! 🙂
12 a
Victor Nogueira - Fátima Correia Pare, olhe e escute LOL

Leia tudo calmamente, sobretudo a mim mas não só. Coteje com o que traz à colação e veja quem é que está a desconversar e a por nos outros aquilo que eles não escreveram mas a a Fátima diz que escreveram. A Ana não disse que a Fátima é de direita mas sim que os valores do humanismo não caracterizam os partidos de direita.

E a despropósito a Fátima vem com blá-blá da cassete do pcp. Já Salazar e a PIDE diriam quie durante os 48 anos de fascismo fascismo a cassete do pcp era sempre a mesma.

Como é sempre a mesma a cassete dos que não conhecendo o pcp afirmam há décadas que o pcp não muda a cassete, .

A igreja católica tem um projecto de sociedade, definido na doutrina social da igreja. É a cassete.

Há quem diga há milénios que sempre haverá pobres e ricos. É a cassete.

Há quem lute pela igualdade, pela solidariedade, pela justiça social. É a cassete,

Os comunistas têm valores e um projecto social e são anti-capitalistas, sempre. É a cassete.

A Fátima escreve (imutavelmente ?)

«eu quero justiça, liberdade, solidariedade, direito à saude, à educação, dignidade para todo o ser vivo, respeito pelo ser humano, respeito pelo ambiente,...Tudo e ainda mais do que está na "Declaração dos Direitos Humanos". »

É a cassete (da Fátima)

Os valores não existem em si, abstractos, mas em contextos sociais, culturais, históricos. Os valores são um devir em concretização E cada classe social ao longo da história e cf as culturas/civilizações tem deles uma consciência diferente e em função dessa consciência dão-lhes conteúdos diferentes.

Eu falo de Portugal e a Fátima corre à desfilada ... para a China e para a Coreia do Norte e blá-blá-blá. Como para Pangloss, para si tudo está bem em Portugal? Não há em Portugal aquilo que critica no Extremo Oriente ? Não há fome nem miséria nem falta de liberdade em Portugal ? Repito-lhe, qual é a liberdade de quem não tem salário, de quem está desempregado, de quem não bem dinheiro para pagar as contas ou adquirir bens de 1ª necessidade e usufruir dos tais direitos de 2ª e 3ª geração ?

A Democracia não é apenas votar mais ou menos enganado e com maior ou menor periodicidade. Tem ouras vertentes para além da política - a económica, a cultural, a social !

É a cassete.

A Fátima não argumenta. A Fátima tem um arsenal de ideias feitas e de preconceitos e baralha tudo para de nada falar. A Fátima reage com puros reflexos pavlovianos, sem ouvir/interpretar/atender ao interlocutor e aos contextos? Repare - eu não afirmo, pergunto-lhe.

Creio que não vale a pena continuar esta ausência de diálogo que vejo em si. Não lhe desejo um bom Natal, mas sim que nos venhamos a encontrar do mesmo lado da barricada, ao lado dos que comem o pão que o diabo amassou,dos que têm fome e sede de justiça, dos deserdados da sorte, i.e, dos famélicos da terra de que fala a Internacional, hino internacional dos trabalhadores adoptado pelos partidos comunistas mas também pelo Partido Socialista, em Portugal. Ou já deixou de o ser ?

Em tempo - Foi Churchlil quem afirmou

«Many forms of Government have been tried and will be tried in this world of sin and woe. No one pretends that democracy is perfect or all-wise. Indeed, it has been said that democracy is the worst form of government except all those other forms that have been tried from time to time.
Speech in the House of Commons (1947-11-11)»

que eu traduzo deste modo:

«Muitas formas de governo têm sido tentadas e serão tentadas neste mundo de pecado e dor. Ninguém pretende que a democracia seja perfeita ou sem defeito. Na realidade, tem-se dito que a democracia é a pior forma de governo, se exlluirmos todas as restantes que têm sido experimentadas ao longo da história»

Mas Churchill não é das minhas leituras de cabeceira. Entre muitos outros (m/f) orefiro um grande cidadão que foi Abraham Lincoln, Presidente dos EUA:

* O trabalho é mais importante e é independente do capital. O capital é apenas o fruto do trabalho e não existiria sem ele. O trabalho é superior ao capital e merece a consideração mais elevada. (Lincoln)
.
* Antes, cumpre-nos a nós os presentes, dedicarmo-nos à importante tarefa que temos pela frente – que estes mortos veneráveis nos inspirem maior devoção à causa pela qual deram a última medida transbordante de devoção – que todos nós aqui presentes solenemente admitamos que esses homens não morreram em vão, que esta Nação com a graça de Deus venha gerar uma nova Liberdade, e que o governo do povo, pelo povo e para o povo jamais desaparecerá da face da terra. (Abraham Lincoln - Discurso de Gettysburg (19 de Novembro de 1863) -

Sem acrimónia
11 a

Ana Albuquerque - Fátima, pela minha parte não pretendo desconversar e nem sequer disse ou penso, que o PCP seja o detentor único dos ideais de Esquerda; (Solidariedade, Fraternidade e Igualdade), princípios fundamentais para uma Sociedade justa. O PCP, o PS e o Bloco, existem e ainda bem que existem, para organizarem e canalizarem da melhor forma possível, a força dos ideais de Esquerda mas também lhe digo que quanto ao PS, apesar de ter gente que se bate por um Socialismo de Esquerda, o partido há muito, que meteu o Socialismo na gaveta e continua com a gaveta fechada. Quanto aos exemplos que acabou de citar são bem demonstrativos do que acabei de dizer. A adulteração completa dos ideais comunistas. Na Coreia do Norte, o que existe é uma Oligarquia onde o poder militar se distingue e é sustentado pela servidão pública. Na China, é o Capitalismo que predomina, disfarçado de Comunismo. O Poder Económico tomou conta da China e faz questão de submeter o resto do mundo a esse Poder. O mais grave é que estão a conseguir, é só olhar à nossa volta e ver como as Democracias do Ocidente se estão a sujeitar a esse Poder. É isso que temos que combater; os efeitos perniciosos sobre as Sociedades ditas Democráticas, que estão a ficar cada vez mais defeituosas, pelas desigualdades crescentes. E esse combate, continuo a dizer, o PCP faz, de uma forma coerente e combativa, pode não gostar mas não pode retirar-lhe esse mérito. Quanto aos 98%, dos portugueses que não gostam do PCP, como diz, são esses os verdadeiros responsáveis pelo desastre a que chegámos, votando sempre PS/PSD. Por último, se está satisfeita com as políticas actuais, que bom p’ra si, está de parabéns. Se não está, tire as palas, palavras suas, e vote à esquerda do PS, que ela existe, é só prestar um pouco mais de atenção. Não exclua o que não conhece por puro preconceito, ou medo da mudança. Há-que dar uma oportunidade a quem nunca foi poder neste país e isso faz-se aumentando o número de deputados à Esquerda do PS, forçando-o a fazer alianças com a Esquerda e não com a Direita como sempre fez.

Só mais uma coisinha; se preza tanto a Liberdade como diz, cuidado, porque ela já está a ser ameaçada em muitos sectores da nossa Sociedade, até na ‘Blogosfera’ e quanto à ‘cassete’ do PCP, provou-se que ela continua em bom estado de conservação. É só lembrar o que ela dizia quanto à nossa entrada na União Europeia, quando advertia para os perigos da nossa adesão nas condições que nos impunham. As consequências estão aí, para provar que o Partido Comunista tinha razão e olhe que eu não sou suspeita, nunca fui militante do Partido, nem desse nem de nenhum mas ainda consigo separar o trigo do joio. Sou militante da Vida e dos valores em que acredito.
11 a
 
Judite Faquinha - Óscar, é lindo o que escreves-te...até amanhã camarada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
11 a

Sem comentários: