Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Letras empilhadas, ano após ano, em Dezembro, 13, (re)colhidas em 2024

 

Textos em dezembro 13

 * Victor Nogueira

2010 12 13 - Boletim meteorológico: Hoje o dia esteve quente, com sol e céu azul e as gaivotas esvoaçavam elegantes e rápidas para lá da janela. Agoreaé noite e até  ao horizonte, em terra, brilham mil luzes como se estrelas fossem ! Tudo é silêncio, salvo o dedilhar no teclado!

13 de dezembro de 2010  ·

Histórias de João Bimbelo


Histórias de João Bimbelo

7. E João Bimbelo caminhava pelos caminhos da vida em busca de coisa nenhuma. Pensava nela por vezes com uma grande ternura e acordava no silêncio da madrugada com um desejo sufocante do ouvir o seu sorriso, ver a sua voz, sentir a carícia do seu corpo de mulher apetecida. Mas os seus dedos e os seus lábios não a encontravam e a madrugada era um poço sem fundo e o tempo cada vez mais curto. 

Nas suas longas caminhadas João por vezes entrevia uma janela aberta, uma porta mal fechada, uma luz para além da curva da estrada. E o coração de João vestia-se com os melhores fatos e o seu andar tornava-se leve e fresco e as palavras eram um rio a cantar. Mas era tudo uma ilusão, porque a imaginação dos homens não tem limites e os gestos e as palavras ora são límpidos como cristal translúcido, ora um cristal multifacetado, ora um espelho baço de mil imagens e sons, mesmo se adornado com as cores do arco íris.

E João procurava Aquela Cujo Nome Se Não Desvenda, volúvel como o vento, contrastante como o dia é da noite sem luar, e perante o seu silêncio e as suas fugas em redondel, ficava João sem norte como navio no mar alto em dia de tempestade, como frágil pardal de asas cortadas sem nada de águia altaneira, como cana agitada pela mais leve brisa sem a solidez do roble centenário. Estados de alma que se não perdoam a guerreiros vestidos com suas armaduras que nunca devem despir, mesmo se cansados da guerra, mesmo quando perdidos ou cavalgando no meio das quentes areias do deserto (porque os cavaleiros não andam pelos gelados desertos polares).

E João procurava de novo pôr a máscara, erguer as muralhas, tapar as fendas e os interstícios nela abertos por onde entravam em golfadas crescentes a fragilidade, o desamparo e a tristeza que afogam o coração mesmo dos mais fortes se não mudarem de rumo em busca de portos e marés onde os dias sejam tudo menos uma noite cinzenta, fria, triste e sem esperança. 

Escrito no milénio passado - Foto VN - Nuvem antropomórfica

2011 12 13

1. - Alguém escreve no inFaceLock  "Partilho a sua simpatia (...) mas não por Ang(u)ela Merkle, espírito limitado pela educação comunista e luterana, fortemente conservadora e nada aberta para a realidade europeia. Por alguma razão, ainda hoje, passados vinte anos sobre a queda do muro de Berlim, (..)
.
2. - Victor Nogueira Merckl moldada pelo espírito/educação comunista ? Uma sucessora na concretização da agenda de Hitler - ontem e hoje a de sempre: a do grande capital alemão, britânico e estado unidense americano do norte, financiadores do nacional-socialismo, pesem as contradições internas ? 
.
A facilidade com que a despropósito se salta da jardinagem para zurzir no - dizem - defunto comunismo ! Ou os espectros e fantasmas . apesar de "enterrados" - ainda assustam as almas inocentes ? LOL

~~~~~~~~~~

2011 12 13 - Com passes de coelho sócretinos querem é transformar-nos em carneiros a balirem inocentes a caminho do altar das hienas, abutres, polvos, vampiros  e tubarões. Vai sair raia !? 

2013 12 13 - "coutado" do seguro; Sócrates convidou Passes de Coelho por alturas do PEC IV e levou uma facada nas costas, Balsemão levou o menino tózé a Bilderberg mas soares dos santos e cavaco querem um governo musculado, ps(d), para dez anos, mas o menino pedrinho faz uma nega e convida o portas sempre em pé para a coligação deixando seguro a ver ... submarinos.

Zéguro, qual barata tonta em volta do pote de mel, a tudo se sujeita, atento, venerador e, não obrigado, mas de boa-vontade. Noblesse oblige !

Foto no blog O Tempo das Cerejas, de Vítor Dias


2013 12 13 A quem tem dado pela minha falta, um abraço  e um aceno neste dia de inverno, desagradável  apesar do sol e por causa da gripe e duma cortante dor de dentes. como se  lâmina fosse,o corpo informe. Da cama para a computador ou para a cozinha, lendo jornais ou artigos on line e devorando livros sobre o liberalismo em Portugal, no século XIX, de Oliveira  Martins a Oliveira Marques passando por Victor de Sá e Flausino Torres e também Rui Ramos. ++ São perspectivas diferentes e complementares.

15 dias «fechado» em casa é obra !

Em tempo  Ah! e tb vou jogando um jogo estilo Tetris - Aztec

Foto Victor Nogueira -  Setúbal

~~~~~~~~~~
Clara Roque Esteves
Lindo, estamos velhos, é isso. Por aqui as coisas também não têm estado fáceis. Como sou invejosa, estou com uma moínha num dente. Acreditas que nunca tive tal coisa???Pois é. PDI! Pelo menos leste, escreveste e descansaste. Mas é bom ter-te de volta à casa dos segredos. Bjo.
12 a
Ana Estrela
faz o favor de ser feliz mesmo atendendo ás circutâncias
12 a
Yolanda Botelho
Meu esquerdista preferido não te quero saber doente..está muito frio,cuida-te,gosto muito de ti.Bj
12 a
Paulo Sarmento
Adorava comer agora um gelado Olá:::::::::
12 a
Manuela Vieira da Silva
De roupão, bem resguardado, tens sempre o horizonte do Sado na tua varanda, Victor Nogueira. E já deves estar bastante melhor, ao fim de 15 dias, por isso apareceste. Mais 8 para a consolidação... mais um pouco de paciência para que fiques bem curado e possas passar um bom Natal. Bjos.🙂
12 a
Maria Célia Correia Coelho
Desejo as melhoras, Victor! Vem aí o Natal e tem de apreciar os docinhos!
12 a
Maria Luisa Antunes Antunes
Olá!!!!!!!!!!! pode ser da Olá! Bjos.
12 a
Maria Luisa Antunes Antunes
ahahaha estive a falar com o Uly!!!!!
12 a
Judite Faquinha
Meu amigo e camarada Victor!!! Eu não tenho tido tempo de dar por falta de amigo ou camaradas...dentro mais ou menos nesses dias andei numa anciédade louca minha nora grávida de risco, no Hospital S. Maria e eu andando de um lado para o outro não dei p… Ver mais
12 a
Nádia Patricia
um enorme abraço vitor.isto não anda facil nao...
12 a
Margarida Piloto Garcia
Tenho dado pela falta sim mas julguei-te nos teus afazeres. Espero que o pior já tenha passado. Beijinhos e as melhoras.
12 a
Maria Márcia Marques
Precisas de olhar o mar e respirar a maresia...
12 a
Carlos Rodrigues
Olá, Vicitor, já tinha dado por tua falta há mais tempo. Dor de dentes é Obra, Dentista uma chatice, mas sempre pões as leituras em dia. Rápidas melhoras e cuidado com os doces.
12 a
 

13 de dezembro de 2013  · 

"coutado" do seguro; Sócrates convidou Passes de Coelho por alturas do PEC IV e levou uma facada nas costas, Balsemão levou o menino tózé a Bilderberg mas soares dos santos e cavaco querem um governo musculado, ps(d), para dez anos, mas o menino pedrinho faz uma nega e convida o portas sempre em pé para a coligação deixando seguro a ver ... submarinos. 

Zéguro, qual barata tonta em volta do pote de mel, a tudo se sujeita, atento, venerador e, não obrigado, mas de boa-vontade. Noblesse oblige !

Foto no blog O Tempo das Cerejas, de Vítor Dias
13 de dezembro de 2013 
Conteúdo partilhado com: Público
Público
um interessante post sobre estratégias comerciais e as curvas da oferta e da procura ou o que se vende é optimo desde que muito se venda e enquanto for vendável

2013 12 13  Foto Victor Nogueira - Setúbal - baluarte da conceição (antigo Quartel do Regimento de Infantaria 11) - auto-retrato

~~~~~~~~~~
Graça Maria Teixeira Pinto
Auto retrato entre grades.Gosto das sombras e da foto.Bom fim de semana, Victor.
11 a
Margarida Piloto Garcia
A vida é feita de dualidades. Sombras e claridades.
11 a 
Deolinda Silva 
a vida por vezes tem momentos dificeis mas há sempre uma luz no fundo de um tunel
11 a
Isabel Maria
Sombras!!!perfeito...bom fim de semana
11 a
Manuela Vieira da Silva
Simetrias. Gosto.🙂
11 a
Judite Faquinha
Está lindo a tua sombra Victor, e a sombra da grade do teu lado esquerdo está espectacular parece uma espiral esta lindo. beijokinhas camarada !!!
11 a
1. - Alguém escreve no inFaceLock  "Partilho a sua simpatia (...) mas não por Ang(u)ela Merkle, espírito limitado pela educação comunista e luterana, fortemente conservadora e nada aberta para a realidade europeia. Por alguma razão, ainda hoje, passados vinte anos sobre a queda do muro de Berlim, (..)
.
2. - Victor Nogueira Merckl moldada pelo espírito/educação comunista ? Uma sucessora na concretização da agenda de Hitler - ontem e hoje a de sempre: a do grande capital alemão, britânico e estado unidense americano do norte, financiadores do nacional-socialismo, pesem as contradições internas ? 
.
A facilidade com que a despropósito se salta da jardinagem para zurzir no - dizem - defunto comunismo ! Ou os espectros e fantasmas . apesar de "enterrados" - ainda assustam as almas inocentes ? LOL

13 de dezembro de 2013

o domingo na poesia segundo vários escritores - 20 - textos de victor nogueira 02

* Nota Prévia (reeditada) * 2º Retrato do pessoal da pensão de Évora * A malta e cenas do Arcada   * Auto retrato II, em évoraburgomedieval, no exílio * A Maria Antónia * Um Natal em Beja * A Bita que irrita * Viagens e dispersos * o início da guerra em angola, a 4 de Fevereiro de 1961

Nota Prévia (reeditada)

Nas nossas vidas o que é o domingo ? Antes de tudo, o dia de ir à missa, dia de religião mas também de convívio, de vestir o fato de ver-a-Deus. Especialmente em Luanda, dia de ir à praia na estação quente ou de na estação fresca (cacimbo) almoçar num dos restaurantes dos arredores (frango assado ou bacalhau assado ou bife com ovo a cavalo e batatas fritas) - não me lembro se na estrada do Cacuaco, se na da Catete. Dia do passeio dos tristes, sobretudo em Portugal - pela linha do Estoril (com os meus padrinhos), em Lisboa, pela Estrada da Póvoa (de Varzim) ou a Matosinhos ou à Foz do Douro e Castelo do Queijo, se no Porto (com os meus avós). Ou de ir a Goios e conviver com os meus primos e primas. Também havia em Luanda o passeio dos tristes, de ir até à ponta da Ilha do Cabo (com lanche numa cervejaria), ou ao Cacuaco ou à barra do rio Dande,

Em Portugal  era também para muitos portugueses/as o dia do namoro, no jardim, não poucas vezes com a banda a tocar no coreto. Era de sábado para domingo também o dia (ou a noite) dos bailaricos, nas sociedades recreativas, as miúdas sob o olhar atento das mães, das  tias ou dos irmãos mais velhos. E também o dia das bebedeiras dos homens nas tabernas. Ou da ressaca. E era também para muita gente o dia da ida ao cinema, fossem de estreia, fossem de "reprise", estes com dois filmes diferentes. 

 ~~~~~~~~~~
Maria João De Sousa
É sempre gratificante encontrarmo-nos com momentos da nossa juventude, Victor Nogueira! Obrigada pela partilha, amigo!
11 a
Viriato F. Soares
Amigo Victor, só digo, gosto de ler o que partilha e acho que deve continuar. Obrigado!
11 a
Luisa Neves
Boa tarde Victor! Gostei imenso. Abraço e um excelente fim de semana. 😉 🙂
11 a
Graça Maria Teixeira Pinto
Confesso que ainda não li tudo, VIctor, mas esses domingos, essas "Bitas" essa vida de Évora, deviam ser um sufoco para um "menino" vindo das Áfricas e com o espírito, como dizer? Arejado....Ri-me um bocadinho... Bom fim de semana.🙂
11 a


2015 12 13 foto victor nogueira - Mindelo - "Olá ! Diga Bom Dia com Alegria, Boa Tarde sem Alarde e Boa Noite, sem Açoite E Viva a Vida com Humor/Amor, Alegria e Fantasia, sem esquecer algum dinheiro para os gastos" (VN dixit)

Manuela Miranda
Gosto tanto de Gelados e destes....mas como mais dos de copo de vários sabores Mas há deste ainda do Olá ? Agora apetece-me e está frio, Amigo Victor Obrigada Beijinhos Boa Tarde de Domingo ❤ Saúde 🙂
8 ano(s)
Carlos Rodrigues
Também acho Vitor, Olá, é mesmo o mais indicado para a Estação, melhor que vacina para a gripe. Boa noite e Boas Festas. Abraço.
8 ano(s)
Maria Lisete Almeida
Um geladinho vai sempre bem em qualquer altura do ano. Grata. Votos de uma óptima semana. Abraço.
8 ano(s)
Judite Faquinha
OLÁ... camarada amigo Victor, estou feita pois não gosto de gelados mas te agradeço, na mesma maneira, pela gentileza do convite, boa noite com sonhos lindos, e uma boa semana beijokinhas ❤
8 ano(s)
Isabel Maria
Com este frio? Esquece!
Boa noite Amigo.
8 ano(s)

2016 12 13 foto victor nogueira ~- Mindelo - super-lua cheia e avião preparando-se para aterrar no Aeroporto de Pedras Rubras em 2016.12.13

Sobre a Super Lua Nova falei em post anterior. Ocorreu em 14 de Novembro e 14 Dezembro e só voltará a verificar-se daqui a 18 anos, em 25 de Novembro de 2034.PARA VER Novos nocturnos e poentes em Vila do Conde e, por acidente, a super Lua (Cheia), em 
~~~~~~~~~~
Nádia Silva
Que saudades de Mindelo! Beijinhos Vitor
8 a
Victor Nogueira
Quando quiserem digam e apareçam. Não é preciso eu estar cá- As minhas portas estão sempre abertas para as amizades do coração que muito estimo, Nádia Silva 🙂
8 a
Nádia Silva
Obrigada Vitor o meu pai ia adorar mas como sabes ele já não conduz!
8 a
Victor Nogueira
Nádia Silva Há comboio e a estação do metro de superfície fica a uns 200 m aqui de casa. Um abraço aos teus pais
8 a
Nádia Silva
Vou falar nisso. Ele agora está doente mas no verão podiam ir ai passar um fim de semana. Amanha já lhe digo! Beijocas e obrigda
8 a
Ana Sofia Pereira
E apanhou um OVNI? 😊
8 a
Victor Nogueira
Olá, Ana Sofia Pereira Não é um OVNI mas um avião atroando os ares e piscando as luzes 🙂
8 a
Ana Sofia Pereira
Ficou excelente, belo timing. E fico contente que tenha uma horta, acho que faz muito bem!
8 a
Manuela Vieira da Silva
Victor, Foi e será sempre Super Lua CHEIA, amiguito. A Nova nunca se vê 🙂
8 a
Victor Nogueira
Tens razão. Foi um lapso. Na melhor lua cai a nódoa. Vou rectificar 🙂
8 a
Manuela Vieira da Silva
Vamos fazer competição de luas. Também tenho de hoje que ainfa não postei. As nuvens hoje estão lindas! Boa noite
8 a
Isabel Maria
Espetáculo!
Tens mesmo olho de fotógrafo!
Bj
8 a

2022 12 13 Foto victor nogueria - Há quem junto á linha férrea se  entretenha a ver passar os comboios. Alias, "O homem que via passar os comboios" é o título dum romance de Georges Simenon (1903 / 1989), mais conhecido por ter criado o Comissário Maigret, um fleumático polícia, humanizado, que procura entrar na mente dos criminosos, na maioria gente do povo,  mergulhando no "bas-fond" para entende-los e por quem - não poucas vezes  e empaticamente - nutre uma certa "compreensão".

Neste caso os prédios estão em construção com ampla vista para a auto-estrada. 

CONTINUA EM Há quem junto á linha férrea se entretenha a ver passar os comboios 



2024 12 13 Foto victor nogueira - Setúbal Praça Marquês de Pombal - a travessia na passadeira (2024 09 28 IMG_5154) Num ameno fim de semana, uma esplanada vazia, a da "Estrela Brilhante" e dois poemas, de Manuel Bandeira e de John Keats.

A Estrela, de Manuel Bandeira

Vi uma estrela tão alta,
Vi uma estrela tão fria!
Vi uma estrela luzindo
Na minha vida vazia.

Era uma estrela tão alta!
Era uma estrela tão fria!
Era uma estrela sozinha
Luzindo no fim do dia.

Por que da sua distância
Para a minha companhia
Não baixava aquela estrela?
Por que tão alta luzia?

E ouvi-a na sombra funda
Responder que assim fazia
Para dar uma esperança
Mais triste ao fim do meu dia.

~~~~~~~~~~

"Bright Star", de John Keats,1795-1821, traduzido por Alex Raymundo)

Estrela brilhante, fosse eu como tu és constante -
Não em solitário esplendor no alto do céu pendurado
E com as eternas pálpebras abertas vigilante,
Como um eremita da natureza paciente e acordado,

As águas movendo-se em sua tarefa sacerdotal
De pura ablução nas praias da terra inteira
Ou observar a máscara virginal
da neve sobre cada charneca e cordilheira -

Não - apesar de ainda constante, imutável ainda,
Acomodado sobre o seio maduro da minha amada linda,
Sentir para sempre seu suave subir e descer,

Despertar para sempre em doce desassossego,
Ainda, ainda ouvir seu delicado ofego,
E viver para sempre - ou então na morte desfalecer.

Sem comentários: